Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

07/11/2019

6 dicas para aproveitar ao máximo seus tecidos para roupas

Grande parte do custo de uma peça de roupa vem da matéria-prima utilizada em sua fabricação. Para uma empresa de moda aumentar sua rentabilidade, portanto, será fundamental aproveitar ao máximo os tecidos para roupas utilizados no dia a dia da marca.

Para atingir esse objetivo, existem várias ações que podem ser tomadas para maximizar o uso e minimizar o desperdício de tecido. Fazem parte da lista de medidas desde simples hábitos até investir em tecnologias que otimizam todo o processo produtivo e, consequentemente, o consumo de matéria-prima. Quer saber como aproveitar ao máximo seus tecidos para roupas? Então continue a leitura e confira as dicas que separamos para você!

Tecidos para roupas: como reduzir o desperdício na sua empresa

A maneira mais eficiente de maximizar o uso de matéria-prima é criar um planejamento e otimizar a produção com soluções tecnológicas. Além dessas medidas, é preciso investir no treinamento da sua equipe atual ou no recrutamento de profissionais qualificados.

Confira essas e outras dicas que poderão ajudar sua empresa a reduzir desperdícios, aproveitar melhor seus tecidos para roupas, reduzir os custos de produção e, assim, melhorar seus resultados:

Dica 1: invista em um sistema CAD para modelagem

Para aumentar as suas chances de êxito no cenário atual da indústria da moda é indispensável utilizar sistemas CAD. Conhecer a modelagem manual segue sendo importante, mas as soluções tecnológicas disponíveis para essa etapa da produção colaboram — e muito — com o desenvolvimento desse processo.

Os resultados práticos de investir em um sistema CAD são a redução do tempo gasto na modelagem e, também, a conquista do máximo aproveitamento de matéria-prima. Mas como essas soluções tecnológicas funcionam? Bem, um sistema CAD trabalha, basicamente, com coordenadas cartesianas que permitem a graduação perfeita dos moldes e encaixes.

Os sistemas Audaces 4D e Audaces Moldes, por exemplo, foram desenvolvidos a partir de uma plataforma CAD e integrados com ferramentas que permitem a criação e a visualização dos moldes em 4D.

Dessa forma, o estilista desenvolve suas criações por meio de um manequim tridimensional. Depois, trabalha com as informações desse modelo com ficha técnica automatizada e pré-custo estabelecido e, com isso, evita o desperdício de tecido e a necessidade de inúmeras peças-piloto para a aprovação do novo modelo.

Para realizar cortes precisos e com o mínimo de desperdício dos tecidos para roupas existe a solução Audaces Encaixe, que cria mapas de corte rapidamente, trazendo encaixes perfeitos com o mínimo espaçamento e o máximo aproveitamento. Além disso, essa solução gerencia e processa filas de encaixe enviadas por um ou mais computadores.

Dica 2: invista em uma máquina de corte inteligente

Disponibilizamos no mercado duas máquinas de corte de tecidos para roupas inteligentes: a Neocut SL e a Netcut Bravo. A primeira destaca-se pela sua versatilidade, podendo ser utilizada para o corte de tecidos de diversos tipos e espessuras.

Já a Neocut Bravo é uma máquina inteligente com uma cabeça de corte com mais de 300 sensores que funciona como um cérebro eletrônico. Por ter essas características, a Neocut Bravo permite que as empresas de moda cortem uma gama imensa de materiais diferentes com distintas alturas de enfestos.

Além disso, a Neocut corta com espaçamento zero entre moldes e define os pontos de partida automaticamente, garantindo qualidade no acabamento até a última camada de corte e o máximo aproveitamento de seus tecidos para roupas.

Dica 3: busque a integração de equipamentos e pessoas em sua sala de corte

Um processo de corte otimizado e com o máximo de aproveitamento de tecido para roupas acontece com pessoas e máquinas trabalhando de forma integrada e inteligente. Para auxiliar sua empresa a atingir esse objetivo, existe a solução Audaces ICF (Intelligent Cutting Flow, ou Fluxo Inteligente de Corte, em português).

Essa solução colabora com o planejamento, com a gestão e com o controle de enfestos na sala de corte. Com o Audaces ICF, o gestor recebe os pedidos de peças, programa as ordens de corte com número de enfestos, camadas, cortes e quantidade necessária de tecido para cortar cada uma das peças que serão produzidas.

Além disso, caso algo fora do programado aconteça, os colaboradores responsáveis pelo corte são alertados e podem tomar decisões rápidas para garantir a integridade da produção e a economia máxima dos tecidos para roupas.

Dica 4: trabalhe com um servidor de cortes

Um servidor de cortes economiza ainda mais tecido para roupas e melhora a produtividade de uma confecção de moda. Mas você sabe como esses servidores funcionam?

Esse tipo de solução cria filas de encaixes que serão calculados automaticamente por meio de algoritmos programados para processar as filas e atingir o máximo de aproveitamento dos tecidos para roupas, priorizando tudo de acordo com as necessidades da sua produção.

Dica 5: venda ou reutilize os resíduos têxteis gerados na sua produção

Mesmo aproveitando ao máximo os tecidos para roupas utilizados na sua empresa, faz parte da produção têxtil a geração de algum volume, mesmo que mínimo, de resíduos têxteis — esse material pode ser reutilizado.

Essas sobras da produção podem ser utilizadas de maneira inteligente e transformadas por meio do encaixe de retalhos maiores na fabricação de outras peças ou até criar uma coleção extra de produtos fabricados com material reciclado.

Além disso, existe a possibilidade de vender esses resíduos para outras empresas. Nesse caso, essas sobras de matéria-prima podem ser reutilizadas na fabricação industrial, como mantas termoacústicas, enchimento de uma infinidade de itens, materiais de limpeza residencial e automotiva leves e pesadas.

Além de transformar “lixo” em dinheiro, você estará trabalhando de maneira racional, eficiente, sustentável e colaborando com o meio ambiente.

Dica 6: invista em uma solução que integre as dicas de 1 a 4

Existe uma solução inovadora e completa desenvolvida para transformar as empresas que atuam no setor da moda e que busca levá-las até um outro patamar de competitividade.

Estamos falando da multissolução Audaces 360, uma solução completa que integra máquinas, sistemas e pessoas para garantir uma produção planejada, controlada, eficiente e focada na análise e na integração de dados. Tudo para que sua empresa conquiste um processo de melhoria contínua em todas as etapas da produção de moda, desde a criação das peças até a produção final das suas coleções.

Solte a imaginação na criação de peças incríveis com ficha técnica e pré-custos automatizados, desenvolva modelos em 4D e pare de gastar tecido e dinheiro com inúmeras peças-piloto. Aproveite os recursos da multissolução para criar moldes de alta precisão por extração ou modelagem, realizar encaixes com o maior aproveitamento possível dos tecidos para roupas e fazer cortes de maneira inteligente e eficiente.

Gostou de conhecer essas dicas para obter o máximo aproveitamento dos tecidos para roupas? Agora você está pronto e ciente de como otimizar seus recursos!

Mas não se esqueça que para obter maior rentabilidade na sua empresa não basta reduzir o desperdício de matéria-prima. Navegue por outros conteúdos do nosso blog para descobrir muitas outras técnicas e soluções para sua empresa!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

28/09/2020

Setembro Amarelo. E a moda com isso?

Escrito por Audaces

24/09/2020

Concurso Be Creative: designers vencedoras contam suas experiências de criação em 4D

Escrito por Audaces

21/09/2020

O que é nicho de mercado?

Escrito por Audaces