Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

12/09/2019

5 dicas para evitar o tecido tensionado na sua produção

Para ter uma confecção mais otimizada e lucrativa, evitar desperdícios e falhas é fundamental, certo? Mas, apesar de saber disso, muitos empreendedores ainda enfrentam problemas com o tecido tensionado, o que pode comprometer a fase de enfesto, uma das principais etapas para garantir uma produção com bom corte e boa costura.

O primeiro passo para o enfesto perfeito é o relaxamento do tecido, justamente para evitar futuros problemas com tecido tensionado. É nessa fase que as dúvidas podem surgir. Talvez você já tenha se perguntado, em mais de uma ocasião, como é possível evitar o tecido tensionado na sua produção. Quer saber a resposta? Então continue a leitura e veja as dicas que preparamos especialmente para a sua confecção!

Tecido tensionado nunca mais! 5 dicas para evitar esse problema

A tensão é aplicada no tecido por um motivo: para garantir maior consistência do rolo para transporte e estoque. Se não fosse isso, o tecido poderia chegar com marcas e dobras irreversíveis.

Apesar de ser importante para o transporte e a estocagem da matéria-prima que você utiliza no dia a dia da sua empresa, a tensão que protege o tecido deve ser relaxada antes de passar para a fase de enfesto.

Caso contrário, as consequências do tecido tensionado podem resultar em problemas de escorregamento das camadas do enfesto, diferenças de brilho, diferenças de tonalidades por reflexão de luz diferente, entre outros pontos que podem comprometer a produtividade da sua empresa ou a qualidade final do seu produto.

Para evitar o tecido tensionado, confira cinco dicas:

– Dica #1

A primeira dica é sempre levar em conta a composição e a formação de cada tecido. De forma geral, tecidos planos são menos elásticos que tecidos de malha. Um jeans com elastano tem um comportamento diferente de um jeans 100% algodão, por exemplo.

Assim, mesmo sendo um tecido plano, tenha em mente que ele precisará de atenção especial com relação ao tensionamento no rolo.

– Dica #2

Tecidos elásticos precisam de um tempo de descanso enfraldado para que voltem à estabilidade dimensional normal. Isso diminui muito os problemas com encolhimento e com o fator tecido tensionado.

– Dica #3

O enfesto ou estendida deve ter cuidados especiais no alinhamento das ourelas para permitir o melhor aproveitamento do tecido. Tenha atenção para que a matéria-prima utilizada jamais apresente rugas ou dobras nessa etapa da produção. Caso isso ocorrer, o problema acarretará uma deformação na parte cortada que dificilmente se corrigirá na costura.

– Dica #4

Evitar tensões excessivas no tecido na preparação do enfesto também é um passo importante. Pode parecer que o tensionamento só ajudaria por evitar dobras, rugas e desvios, mas o excesso pode fazer com que posteriormente o tecido relaxe e altere suas dimensões, o que pode reduzir a qualidade da confecção.

– Dica #5

Usar uma enfestadeira automatizada garante maior produtividade no processo produtivo de uma confecção. Para reduzir problemas com o tecido tensionado, máquinas como a enfestadeira Linea podem ser as mais indicadas.

Contar com a automatização do processo de enfestar o tecido ajuda a diminuir índices de erros, falhas ou perdas na produção de moda. O sistema de estiramento de tecido da Audaces Linea evita que a matéria-prima fique tensionada no enfesto, o que acarreta aumento dos ganhos da empresa em produtividade e qualidade.

Utilizar a enfestadeira automática Audaces Linea na produção de moda traz as seguintes vantagens:

  • Alinhamento automático e corte de fim de enfesto;
  • Permite configurar a parada automática após o término do tecido;
  • Alinhamento das ourelas do tecido;
  • Mesa luminosa para verificação de defeitos;
  • Possibilidade de programar a quantidade de camada desejada de tecido;
  • Plataforma de transporte do enfesto;
  • Possibilidade de carregamento de rolo de tecido reserva;
  • Possibilidade de utilizar várias mesas de corte.

Chegamos ao final de mais um conteúdo educativo da Audaces. Agora você já sabe como evitar o tecido tensionado na sua produção e como a automatização da fase de enfesto pode ser eficiente para aumentar a produtividade e o lucro da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais. Para se manter informado sobre o mercado da moda, continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog.

 

Uma resposta para “5 dicas para evitar o tecido tensionado na sua produção”

  1. Moises disse:

    Gostei excelente dica.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

como-criar-uma-colecao-de-moda-tendo-pre-custo-desde-inicio-audaces

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Escrito por Audaces

encaixe-de-pecas-como-ganhar-eficiencia-agilidade-audaces

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

Escrito por Audaces

programa-de-modelagem-3d-diferenciais-audaces

08/10/2019

Programa de modelagem 3D: confira os diferenciais da solução Audaces

Escrito por Audaces