Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

19/09/2019

3 estratégias para acertar no desenvolvimento de coleção de moda

O desenvolvimento de uma coleção de moda é um dos pilares de qualquer negócio dentro da indústria da confecção e do vestuário. Isso porque sua concepção não está restrita a apenas um dos setores da empresa: ela envolve praticamente todos os profissionais, desde os da criação até os da direção.

O produto que irá para os pontos de venda deve ser pensado de acordo com múltiplos fatores, como matéria-prima, tendências, viabilidade comercial e rentabilidade, por exemplo, e isso requer uma forte integração entre a equipe e também uma visão panorâmica dos processos. Quer melhorar ainda mais o desenvolvimento de coleção de moda da sua empresa? Então confira neste texto três estratégias que poderão ajudá-lo nessa missão.

Desenvolvimento de coleção de moda: conheça estratégias que trazem resultado

Diante da complexa tarefa de criar um produto que atenda às diversas demandas do mercado e esteja alinhado com o propósito da empresa, é preciso estabelecer um plano de desenvolvimento dos produtos.

Esse plano deve visar ao aumento da performance da sua empresa no mercado consumidor e, ao mesmo tempo, evitar desperdícios em termos de dinheiro, tempo e insumos. Se você está nessa busca, veja três coisas que são fundamentais na elaboração e na produção de novas coleções de moda:

1. Um novo olhar na busca por tendências

A pesquisa de tendências de mercado – especialmente no setor da moda – sempre foi um primeiro passo essencial para se antecipar aos desejos do público-alvo e oferecer-lhes produtos condizentes com seus anseios.

No entanto, em função do novo contexto tecnológico digital, o consumidor se tornou mais criterioso e tem à sua disposição inúmeras fontes de informação sobre produtos, podendo analisar diversos fatores antes de realizar suas compras.

Por isso, um profundo conhecimento do seu público-alvo é o que irá contribuir para satisfação do cliente no curto, médio e longo prazo. Para conseguir esse conhecimento, a pesquisa sobre tendências de vestuário, novos looks e origem da matéria-prima precisa ser muito refinada, a fim de atender não apenas critérios econômicos, mas também comportamentais e culturais.

Hoje, a customização é uma palavra-chave do mercado. Viagens nacionais e internacionais para visitar feiras, fornecedores e até mesmo outros players ganham ainda mais importância nesse cenário para que sua empresa consiga criar e oferecer produtos que atendam os gostos específicos de cada um dos seus consumidores.

O diálogo com quem atua no mercado permite uma visão ampla do que o consumidor vem buscando na indústria da moda. São nesses encontros que os profissionais observam e conhecem novas matérias, tecnologias e produtos para o desenvolvimento de coleções de moda. Nesses locais, é igualmente importante, além da negociação em si, o compartilhamento de informações e conhecimentos.

2. Planejamento no desenvolvimento de uma coleção de moda

O planejamento de novas coleções exige o cumprimento de uma sequência de etapas. Além da definição do público-alvo e a pesquisa de tendências, a empresa precisa estabelecer um cronograma de ações, mix de produtos, criação, produção, material de divulgação e comercialização.

Portanto, planejar significa traçar as ações a serem realizadas, bem como integrar todas essas ações e os respectivos profissionais responsáveis por cada etapa em uma sequência de processos que seja coesa.

Obstáculos à comunicação entre os departamentos de criação, produção e comercial podem trazer diversos prejuízos de tempo e dinheiro para uma empresa. É muito comum a ocorrência de retrabalho e desinformação em ambientes onde os diferentes profissionais não estão trabalhando de maneira articulada.

Para evitar que isso aconteça, desde o momento da criação é preciso saber, de antemão, se haverá viabilidade comercial na distribuição daquela peça de roupa. Para conseguir esse tipo de projeção, nessa etapa inicial do desenvolvimento de coleção de moda, será estratégico para a confecção investir em soluções tecnológicas que permitam a integração de informações.

O Audaces Isa, sistema que faz parte da multissolução Audaces 360, foi desenvolvido especialmente para que gestores tenham uma visão sistêmica e atualizada de todas as equipes e processos envolvidos no desenvolvimento de uma coleção de moda.

Por meio de relatórios personalizados, adquirem-se informações necessárias a tomadas de decisões mais assertivas e seguras. Qualquer desvio do planejado pode ser detectado, permitindo que gestores façam intervenções sempre que for preciso.

3. Produção inteligente e automatizada

Estabelecido o planejamento e a articulação entre os departamentos envolvidos, chega o momento de produzir as peças. Numa época em que a Indústria 4.0 no Brasil vem se consolidando, a automação e a digitalização de processos proporcionam grandes avanços na qualidade e na quantidade daquilo que é produzido.

A substituição de papéis por arquivos digitais, o desenvolvimento de coleções de moda em sistemas CAD e a circulação de informação computadorizada entre equipes asseguram uma fabricação mais segura, eficiente e customizada.

A clareza na criação de fichas técnicas para guiar o setor de modelagem, por exemplo, é uma das grandes vantagens que as novas tecnologias proporcionam. Com o Audaces Idea e o Audaces 4D (que também estão integrados à multissolução Audaces 360), o estilista desenha as peças e, simultaneamente, obtém todo detalhamento de propriedades como rendimento, comprimento, perímetro de corte, entre outros.

Dessa maneira, os gestores sabem de antemão quais os materiais e recursos necessários à produção e podem, assim, prever o custo final que irá impactar na lucratividade das coleções. Todo esse detalhamento presente na ficha técnica é importado automaticamente para as fases seguintes, conferindo maior agilidade às etapas de modelagem, encaixe e corte.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos e colegas nas redes sociais!

E se você quer levar a sua empresa para um outro patamar de competitividade, entre em contato com um dos nossos consultores para adquirir uma licença da multissolução Audaces 360.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

como-criar-uma-colecao-de-moda-tendo-pre-custo-desde-inicio-audaces

15/10/2019

Como criar uma coleção de moda tendo o pré-custo desde o início

Escrito por Audaces

encaixe-de-pecas-como-ganhar-eficiencia-agilidade-audaces

10/10/2019

Como ganhar eficiência e agilidade no encaixe de peças de roupa

Escrito por Audaces

programa-de-modelagem-3d-diferenciais-audaces

08/10/2019

Programa de modelagem 3D: confira os diferenciais da solução Audaces

Escrito por Audaces