Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

31/05/2016

21 Materiais Utilizados na Modelagem de Roupas

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Talvez você já conheça todos eles – é bem provável que sim –, mas relembrar nunca é demais. Confira, na lista abaixo, 21 materiais utilizados na modelagem de roupas. Veja também dicas de conservação, aplicação e as principais diferenças entre eles.

 

1 – Alfinete: os alfinetes estão entres os materiais utilizados na modelagem de roupas mais comuns. Normalmente se utiliza o niquelado nº 29 ou os tradicionais com cabeça redonda e colorida. Os alfinetes são fundamentais para o desenvolvimento da modelagem direto no corpo, a chamada Moulage, e para fixar os papeis ou tecidos um sobre o outro.

 

Alfinetes

 

2 – Alicate de Pique: utilizado para marcar os piques sobre o contorno do molde. Este alicate é opcional do modelista, pois os mesmos piques podem ser realizados com um pequeno corte em V feito com a tesoura tradicional.

 

Alicate

 

3 – Borracha: utilizada para apagar riscos incorretos ou que não serão mais utilizados. Deve ser macia, de forma que não “machuque” o papel e nem borre o traçado, pois os moldes devem estar sempre limpos e lisos.

 

Borracha

 

4 – Caneta esferográfica: utilizada para fazer anotações e destacar linhas. Deve-se tomar cuidado com canetas que soltam muita tinta para não borrar e nem manchar o molde.

Esferográfica

 

5 – Caneta hidrográfica: utilizada para destacar linhas e diferenciar tamanhos de moldes. Ao utilizá-las a modelista deve ter cuidado para não manchar o molde e nem deformá-los, pois tais linhas não podem sem apagadas posteriormente.

Hidrográfica

 

6 – Cola: pode ser tanto a cola líquida ou em bastão. Ela é utilizada para fixar papeis de forma definitiva, unir pedaços do molde, fechar pences, estender o tamanho do papel e muito mais. Deve-se apenas tomar o cuidado ao manusear a cola líquida para não inserir mais do que o necessário ao unir os papeis, pois isso pode resultar em ondulações no papel ou no vazamento do excesso de cola pelas laterais, sujando o molde.

 

Cola

 

7 – Clips: utilizados para fixar papeis de forma provisória, principalmente no momento de carretilhar um molde para outro papel, quando ambos não podem se movimentar.

 

Clips

 

8 – Carretilha: é composta por um cabo de madeira e um disco pequeno dentado, onde o modelista passará tal ferramenta pelo risco do molde, marcando com pequenos furos a trajetória percorrida em outro papel. A carretilha é utilizada para copiar um molde para outro papel, dispensando o uso de papel carbono ou a folha de seda. Dentre os materiais utilizados na modelagem de roupas, este é o método mais barato e prático para se realizar cópias de moldes.

 

Carretilha

 

9 – Esquadro: régua triangular que apresenta em um dos seus lados um ângulo de 90º. Esta régua é fundamental para o desenvolvimento de modelagens, onde é necessário trabalhar retas perpendiculares.

 

Esquadro

 

10 – Fita Métrica: fita feita de material maleável, graduada em centímetros e milímetros, utilizada para medir ou determinar um espaço.

Fita

 

11 – Furador: utensílio pontiagudo utilizado para vazar o papel, deixando um pequeno furo nele. Esta marcação define a localização de bolsos, início e fim de pences, entre outras coisas.

 

Furador

 

12 – Lápis/Lapiseira: a espessura do grafite para o lápis deve ser o HB, já para as lapiseiras o grafite deve ser 0.7 ou 0.9, pois o traçado do molde deve ser fino, fácil de ser corrigido e não deve sujar o papel.

Lápis

 

13 – Papel Carbono: utilizado para copiar um molde de um papel para o outro. O mais comum é o uso da carretilha para realizar esse processo, mas quando o papel é frágil ou não pode apresentar marca de carretilha, utilizar o papel carbono é uma boa alternativa.

Carbono

 

14 – Papel Kraft: papel utilizado para se desenvolver a modelagem. É encontrado em folhas individuais ou em rolo e possui diversas gramaturas. As gramaturas menores são utilizadas para desenvolver diagramas e adaptações, já as maiores, para moldes definitivos para o corte.

Kraft

 

15 – Papel de Seda: tem a mesma função do papel carbono, a diferença que o modelista irá copiar o traçando do molde através da transparência da folha e depois irá transferi-lo para outro papel. Este método por ser muito trabalhoso é o menos utilizado.

 

Seda

 

16 – Régua comum: régua graduada em centímetros e milímetros utilizada para traçar linhas, verificar e inserir medidas.

Régua Comum

 

17 – Régua curva: régua que apresenta 2 modelos de curvas grandes utilizados para desenhar linhas curvas no molde, como linhas que definem cintura e quadril.

Régua Curva

 

18 – Régua cava: régua que apresenta 2 modelos de curvas pequenas utilizados para desenhar linhas curvas no molde, como cavas e decotes.

Régua Cava

 

19 – Régua 3 em 1: este modelo de régua possui o esquadro, a régua curva e a régua de cava, todas juntas, por isso o nome 3 em 1. Como esta régua substitui todas as outras, ela se torna muito mais prática, pois ocupa menos espaço na mesa de trabalho e agiliza a produção do molde, uma vez que não é necessário alternar as réguas.

Régua 3 em 1

 

20 – Tesoura: é utilizada para cortar os papeis e outros materiais. Deve-se ter muita atenção com relação às tesouras para cortar tecidos, pois elas possuem um corte especial e nunca devem ser utilizadas para cortar papel ou qualquer outro material além do tecido, pois com o passar do tempo a tesoura perde o corte e mesmo sendo amolada dificilmente volta a ter o mesmo desempenho.

 

Tesoura

 

21 – Vazador: instrumento roliço metálico vazado, utilizado para criar um ilhós no molde. Quando se deseja criar o ilhós com a finalidade de pendurar o molde, deve-se utilizar o vazador de 8 mm, mas se o desejado for criar marcações no molde, utiliza-se o de 2 mm.

 

Vazador

 

Estes são os 21 materiais utilizados na modelagem de roupas essenciais para toda modelistas. Se você também tem dicas, ou outros materiais para citar, deixe o seu comentário. Será muito útil 😉

 

Leia também:

Dicas para modelistas: sobre costuras e acabamentos

Conheça os tipos de bojos de sutiã

Tecnologia na indústria da confecção: a maior aliada para produzir melhor

 

4 respostas para “21 Materiais Utilizados na Modelagem de Roupas”

  1. maria marleno borges lima disse:

    onde encontrar em campinas saõ paulo aquele alicate de pique e o preço

  2. Maria Auxiliadora Alves disse:

    Preciso saber valores do material para modelagem ; alicate de pic. réguas etc.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-e-costura-novo-podcast-apresenta-influenciadora-digital-audaces

20/09/2019

Novo podcast apresenta influenciadora digital que ensina modelagem e costura

Escrito por Audaces

desenvolvimento-de-colecao-de-moda-estrategias-acertar-audaces

19/09/2019

3 estratégias para acertar no desenvolvimento de coleção de moda

Escrito por Audaces

17/09/2019

Gestão de moda: 7 cases de sucesso para se inspirar

Escrito por Audaces