Vestido de noiva: 5 modelos que marcaram a história

Lucía Andrea Vinatea Barberena
Designer, antropóloga e empresária de moda

 

Estima-se que a tradição do branco para o vestido de noiva tenha surgido durante o século XIX, com a escolha de um modelo de cetim branco e flores de laranjeira pela rainha Vitória. A tendência se espalhou entre a nobreza e as mulheres de classe alta, mas muitas ainda preferiam os vestidos coloridos que poderiam ser utilizados novamente em outras ocasiões.

Já nos anos 1920, em contraposição à luta pelos direitos das mulheres, o vestido de noiva branco tornou-se padrão, com o branco simbolizando a pureza e o ideal romântico do casamento. Até hoje, a escolha do vestido de noiva é uma parte muito importante das cerimônias de casamento e, embora exista muito mais liberdade em relação à escolha da cor e do modelo, o branco ainda é escolha majoritária entre as noivas.

Vamos apresentar aqui cinco modelos de vestido de noiva que marcaram história e inspiraram o casamento de milhares de mulheres pelo mundo afora.

 

Jacqueline Kennedy

Em seu primeiro casamento, em 1953, Jacqueline subiu ao altar com John F. Kennedy, que viria a ser o presidente dos Estados Unidos. A futura primeira-dama usou um vestido feito com 50m de tafetá de seda marfim concebido pela estilista Ann Lowe.

vestido-de-noiva-branco-tendencia-audaces-figura1

Jacqueline Kennedy em seu casamento, em 1953. Fonte: noivacomclasse.com

 

Grace Kelly

A musa hollywoodiana Grace Kelly casou-se com Rainier III, príncipe de Mônaco, em 1956. Entrou para a história como a noiva perfeita, em um vestido de renda belga e tafetá de seda. Seu cabelo recebeu pérolas, flores de laranjeira e um longo véu. A cintura do vestido era marcada, de acordo com a moda da época.

vestido-de-noiva-branco-tendencia-audaces-figura2

Grace Kelly em seu casamento, em 1956. Fonte: sitedamulher.com

 

Bianca Jagger

Bianca, uma modelo da Nicarágua, casou-se em 1971 com o Rolling Stone Mick Jagger. Seu look não tem nada em comum com Jacqueline Kennedy e Grace Kelly, exceto pela cor branca. Quebrando muitos protocolos, a noiva escolheu um tailleur Yves Saint Laurent e tornou-se o exemplo da noiva moderna.

vestido-de-noiva-branco-tendencias-audaces-figura3

Bianca e Mick Jagger em seu casamento, em 1971. Fonte: esposando.com.br

 

 

Princesa Diana

Diana Spencer casou-se com o príncipe Charles em 1981. A cerimônia foi grandiosa e transmitida ao vivo. O vestido foi criado por Elizabeth e David Emanuel. Tinha mangas bufantes, saia rodada e uma cauda enorme. Todos os excessos, tanto de tecido como de exposição na mídia, condizem com o espírito dos anos 1980.

vestido-de-noiva-branco-tendencias-audaces-figura4

Vestido da Princesa Diana. Fonte: onossocasamento.pt

 

Carolyn Bessette

Carolyn, relações públicas da Calvin Klein, casou-se em 1996 com John F. Kennedy Jr., filho de Jacqueline e John F. Kennedy. O impecável vestido foi desenhado por Narciso Rodriguez e representa muito bem o minimalismo dos anos 1990.

vestido-de-noiva-branco-tendencias-audaces-figura5

Carolyn Bessette e John F. Kennedy Jr. em seu casamento em 1996. Fonte: apieceoftoastblog.com

 

.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *