Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

23/07/2013

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte VI)

Neste post, serão abordados os tipos de tecidos utilizados na indústria de confecção que iniciam com as letras U a X.

O post é parte do e-book Tipos de Tecidos – Lista de A a Z. Baixe grátis aqui para tê-lo sempre em suas mãos ou siga conhecendo os tipos tecidos, organizados em ordem alfabética, nesta série de postagens.

Confira os tipos de tecidos de U a X

Ultrasuede: este é um luxuoso TNT lavável, parecido com o suede. Este tecido é produzido de fibras sintéticas obtidas por agulhamento. Usado em vestuário, em acabamento e decoração.

Veludo: tecido de seda pura ou sintética, felpa curta, textura macia e lustrosa. Usado em trajes para a noite, cortinas e estofados. Abaixo alguns dos tipos deste tecido:
Ciselé: feito em trama de cetim e possui padrões de veludo em fundo fino e semitransparente. Parecido aos tecidos flocados.
Veludo Amassado: feito de felpa curta e prensada em uma ou várias direções para uma aparência cintilante.
Devorê: possui padronagem em fundo fino e semitransparente, obtida por um processo corrosivo conhecido como burn-out que dissolve quimicamente as áreas felpudas após a tecedura.

Veludo cotelê: produzido em algodão com trama felpuda, tecido e cortado para produzir riscas verticais. Este tecido possui riscas de várias larguras e em diferentes estampados ou cores lisas. Comum na produção de roupas infantis, casacos, paletós e calças.

Veludo de lã: utilizado na produção de roupas informais e confortáveis. Este tecido ou malha possui felpa curta e espessa. Possui a aparência lustrosa do veludo e pode ser encontrado em cores vivas.

Vicunha: tecido macio, leve e lustroso produzido de lã marrom-avermelhada da vicunha – espécie de lhama do Peru.

Reprodução

Vinil: tecido resistente ou à base de malha coberto com policloreto de vinila (PVC), o que confere à superfície aspecto impermeável e pegajoso. Comum na confecção de capa de chuva, entre outras peças.

Voile: este tecido possui trama achatada, rugosa, e semitransparente de algodão puro ou misto. Por se tratar de uma fibra leve, é mais utilizada na produção de roupas de verão.

Whipcord: tecido resistente, pesado, feito de algodão , lã ou fibra sintética. Possui trama grossa e sarja e é utilizado na confecção de uniformes e roupas para equitação.

Woolen: produzido a partir de um tipo de fio de lã com fibras cardadas em vez de penteadas para remover impurezas, resultando num tecido macio e quente. Usado em jaquetas e suéteres.

Xantungue: tecido de trama lisa com fios flamês, o que proporciona uma superfície de aspecto áspero e irregular. É feito com fibras de seda e utilizado em trajes formais.

 

Fonte: Livro A Bíblia da Costura.

Leia mais:

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte I)

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte II)

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte III)

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte IV)

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte V)

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-de-roupas-audaces-360

10/02/2020

Modelagem Digital: recursos para facilitar o dia a dia

Escrito por Audaces

05/02/2020

Conheça o case da Biliton e como aumentaram em 300% sua capacidade produtiva.

Escrito por Audaces

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces