Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

08/07/2013

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte II)

Neste post, serão abordados os tipos de tecidos utilizados na indústria de confecção que iniciam com as letras D, E, F e G.

O post é parte do e-book Tipos de Tecidos – Lista de A a ZBaixe grátis aqui para tê-lo sempre em suas mãos ou siga conhecendo os tipos tecidos, organizados em ordem alfabética, nesta série de postagens.

Conheça os tipos de tecidos de D a G

Damasco: este tecido recebe o nome da cidade de Damasco, na qual as sedas chinesas chegavam pelas rotas de comércio. Este é um material firme, tipo Jacquard. Alguns também são fabricados com fibras de linho, algodão ou misturas. Muito utilizados em revestimentos de mobilisas e toalhas de mesa.

Drill: tecido forte e em sarja. Algodão de apenas uma só cor, semelhante ao Denim. Comum nas veste de trabalho e uniformes.

Dupioni: também conhecido como doupin, é bastante utilizado na confecção de roupas formais e de casamento. Este tecido é uma seda lustrosa com efeito flamê e urdidura de fibras estiradas de casulos dobrados. Há versões em fibras sintéticas.

Elastano: mais conhecido como Lycra. Esta é uma fibra sintética elástica encontrada em vários tecidos, que mesmo em pequenas porcentagens – de 1% a 5% – aumentam o conforto ao utilizar a peça. Aparece com mais frequência na moda praia e lingerie.

Faille: tecido de trama fechada feito de seda, algodão, lã ou de fibras sintéticas com nervuras achatadas transversais. Usado em roupas formais e para a noite.

Feltro: TNT (tecido não tecido) feito de fibras de lã, pele ou pelos combinados por calor, umidade e ação mecânica. Cada vez mais o feltro é fabricado com fibras acrílicas derretidas. Usado em brinquedos, coletes, jaquetas.

Fleece: tecido de lã grosso cardado e, algumas vezes, com adição de náilon e fibras luxuosas de cabelo. Usado em casacos.

Foulard: tecido leve ou sarjado de peso leve, geralmente de raiom ou seda. Usado em gravatas e echarpes.

Fustão: tecido leve, suficientemente fino e semitransparente e , geralmente, é de algodão. Atualmente existem exemplares que são fabricados em fibras sintéticas. Possui riscas no sentido o comprimento, listras, xadrez ou padronagens estampadas pequenas. Aplicado em vestidos e cortinas.

Gabardina: tecido sarjado, fprte, com acabamento rígido, de peso médio a pesado, composto de fibras diferente sou misturas. Comum em capas de chuva, roupas esportivas e calças.

Gaze: tecido fino, semitransparente, de trama aberta, feito de muitas fibras diferentes. Usado em roupas de verão, bandagens e cortinas.

Gingão: tecido fino, liso, originalmente feito de algodão, encontrado também em misturas. Fios tintos são tramados em padronagens xadrez ou listras. Usado em vestidos, blusas e roupas infantis.

Gorgorão: canelado pesado, tiras feitas de raiom ou seda urdidas sobre cordas de algodão firmes. Usado em adornos e cintas.

No próximo post, serão abordados os tipos tecidos que iniciam com as letras de H a M e são utilizados na confecção de roupas.

Leia mais:

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte I)

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte III)

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte IV)

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte V)

Tipos de tecidos: lista de A a Z (parte VI)

Fonte: Livro A Bíblia da Costura

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

modelagem-de-roupas-audaces-360

10/02/2020

Modelagem Digital: recursos para facilitar o dia a dia

Escrito por Audaces

05/02/2020

Conheça o case da Biliton e como aumentaram em 300% sua capacidade produtiva.

Escrito por Audaces

31/12/2019

Gradação: exemplos de como a tecnologia pode ajudar nesse trabalho

Escrito por Audaces