Tipos de máquinas industriais utilizadas nas confecções

Por Francys Saleh
Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

As confecções do vestuário usam diversos equipamentos de costura, de acordo com a necessidade do estilista e escopo do projeto. Neste post vamos analisar os tipos de máquinas utilizadas nas confecções e suas funções.

Máquina de costura reta

Imagem: Reprodução

 

Faz o ponto de costura básico, utilizado para construir a maioria dos tipos de costura. É a máquina mais popular em qualquer atelier ou fábrica.

 

Máquina de Costura Overloque

 

Imagem: Reprodução

 

Usada para arrematar bordas de tecido criando um acabamento limpo e impedindo que o tecido desfie; utilizada em tecidos planos e no fechamento de tecidos com elasticidade como a malha. As overloques não têm bobinas, e utilizam uma ou mais linhas e um ou mais loopers (também chamados de laçadores), entrelaçando fios para a formação de pontos.

Máquina de Costura Interloque

Imagem: Reprodução

 

Também usada em tecidos planos, costura e chuleia ao mesmo tempo. Semelhante à máquina overloque, a máquina interloque possui uma agulha a mais que executa um ponto corrente paralelo ao chuleado. Faz os trabalhos de fechamento e chuleado ao mesmo tempo. É muito usada para fechar jeans e moletons.

 

Máquina de Costura Galoneira

Imagem: Reprodução

 

Usada para fazer barras em tecidos com elasticidade, cruzando as linhas do lado do avesso, evitando assim que a costura estoure na hora de vestir.

Botoneira

Imagem: Reprodução

 

 É ideal para aplicar botões de 02 e 04 furos, com muita produtividade.

Caseadeira

Imagem: Reprodução

 

Dentre os tipos de máquinas utilizadas nas confecções, a de casear ponto fixo é daquelas que não podem faltar. Essa máquina faz caseados tradicionais em diversos tamanhos, principalmente em jeans e alfaiataria.?Existem também as máquinas de caseado “olho” que fazem uma casa mais arredondada em um dos cantos. Entretanto, essa máquina trabalha com ponto corrente e o entrelaçamento das linhas acontece na parte superior do material.

 

Máquina de braço

Imagem: Reprodução

 

Une embutindo às bordas do tecido e pesponta ao mesmo tempo. Por possuir um braço cilíndrico, faz o fechamento de partes tubulares como as entrepernas de calças jeans e mangas de camisas. A formação do ponto é corrente e pode trabalhar com até 03 agulhas.

 

Máquina de 2 agulhas

Imagem: Reprodução

 

A máquina de duas agulhas é utilizada para fazer costuras paralelas, podendo executar pespontos e pregar bolsos. O ponto é o fixo, ou seja, trabalha com duas bobinas. Existe também a máquina de duas agulhas alternadas, que é utilizada para fazer costuras paralelas e pespontos em cantos e ângulos, sem que haja cruzamento das duas carreiras de pespontos.

Agora que você já conhece os tipos de máquinas utilizadas nas confecções, que tal conhecer uma lista, com todos os tipos de tecido, de A a Z? Clique aqui.

 

Leia mais:

Técnicas de pintura de desenho de moda

Baixe modelos de ficha técnica de produto para confecção de roupas

Dicas de como fazer especificação de qualidade na confecção

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *