Tipos de fios utilizados na fabricação de tecidos e malhas

Por Roberto Piancó

Consultor de empresas e especialista em CAD/CAM.

A classificação de fios utilizados na fabricação de tecidos e malhas variam conforme as combinações das fibras, seu comprimento, torções e título. Dependendo desses fatores, obtêm-se as variações de características, qualidade e preço que o setor de fiação oferece. O Quadro 1 apresenta resumidamente os seguintes tipos de fios (SOUZA, 2003).

A figura 1 apresenta, à esquerda, uma imagem real do fio retorcido e, à direita, uma ilustração da formação do fio retorcido.

Figura 1– Fio Retorcido em Dois Cabos
Fonte: Souza (2003).

A Figura 2 apresenta, à esquerda, um fio singelo; ao centro, um fio retorcido a dois cabos; à direita, um fio retorcido a dois cabos, depois novamente retorcido a dois cabos, totalizando quatro cabos.

 

Figura 2 – Fio Singelo (esquerda), Dois Cabos (centro) e Quatro Cabos (direita)
Fonte: Souza (2003).

Devido a grande variedade de fios produzidos comercialmente, poderia parecer não haver um limite para o número de possibilidades funcionais, estéticas e para o número de fios distintamente diferentes. Entretanto, em virtude da infinita variedade de aparências, os fios devem ser convenientemente classificados de acordo com suas propriedades físicas e particularidades funcionais. Essas propriedades e características de uso dos fios dependem dos parâmetros físicos das fibras ou dos filamentos que o constituem e também da estrutura do fio.

O fio se transforma na matéria-prima que alimentará os setores da empresa, como por exemplo, a malharia e a tecelagem plana. Os diferentes tipos de fios utilizados na fabricação de tecidos e malhas, juntamente com seus diversos modelos de equipamentos e técnicas de entrelaçamento produzem uma infinidade de tecidos.

Saiba mais:

Design Têxtil

Tipos de máquinas industriais utilizadas nas confecções

Cálculo da Ordem de Corte: dificuldades encontradas no processo manual

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *