Tipos de corpo: diferenças interferem no caimento da roupa

Os produtos disponibilizados no mercado pelas confecções devem proporcionar aos usuários conforto, precisam ser bonitas e ter boa vestibilidade. Existem casos em que os diferentes tipos de corpo influenciam no resultado final da vestimenta.

Quando um vestuário não está de acordo com as proporções corpóreas do usuário, o ajuste, o caimento, o bem-vestir e a sensação de conforto ficam comprometidas. Por exemplo, uma modelagem pode ficar perfeita em uma mulher que tem o corpo tipo violão (pera), porém, pode ficar ruim para aquela que tem formas do tipo maçã.

Por este motivo, o estudo das medidas humanas é importante para as confecções, pois a velocidade de produção no mundo da moda “limita” a confecção de roupas à construção de modelagens para todos os tipos de corpos. Essa exigência da produção de massa faz com que haja uma certa padronização nas medidas utilizadas nas produções dos moldes.

O artigo Modelagem Plana Industrial do Vestuário: diretrizes para a indústria do
vestuário e o ensino?aprendizado
, produzido por Marizilda dos Santos Menezes e Patrícia Aparecida A. Spaine, aborda que a satisfação do usuário pode ser garantida pela aplicação adequada dos dados antropométricos.

Em outras palavras, a vestimenta deve se adaptar à diversas formas de corpos, o que leva as confecções a conhecer o público-alvo, buscando evitar problemas de usabilidade e conforto do produto.

Em razão da produção em massa a indústria do vestuário acaba adotando medidas padronizadas para desenvolver as modelagens. Algumas empresas possuem suas próprias tabelas de medidas, outras utilizam a tabela da Associação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT).

Tipos de corpo

Existem cinco tipos diferentes formas corpóreas femininas. As características de cada um desses biotipos são abordados abaixo:
 

Os tipos de corpo femininos/ Reprodução

Silhueta oval ou maçã: a mulher com este corpo geralmente está acima do peso adequado para a estatura que possui. Também tem todas as linhas curvas e, em alguns casos, a cintura se apresenta maior do que os ombros e os quadris.

Corpo violão ou pera: os ombros e a cintura são mais estreitos do que os quadris e os seios são de pequeno a médio.

Triângulo invertido: o volume maior da silhueta está concentrado na parte superior do corpo, com destaque para os ombros que são maiores do que os quadris. A cintura geralmente é reta, as costas são largas e as pernas, longas e finas.

Retângulo: a pessoa que tem este biotipo, caracteriza-se por ter ombros, quadris e cintura em uma mesma linha na silhueta e as formas costumam ser magras e com poucas curvas.

Ampulheta: a mulher com este corpo se caracteriza por ter os ombros e os quadris na mesma linha, seios médios, curvas suaves e cintura fina.

Acesse o artigo mencionado na matéria aqui.

 

Uma resposta para “Tipos de corpo: diferenças interferem no caimento da roupa”

  1. Karen disse:

    Excelente texto! Amei!! Só um detalhe rs: sou do tipo pêra mas meus seios em si não são pequenos, apenas as costas (quadril 44; cós da calça 40; taça do sutiã 44; e costas do sutiã 40 rs)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *