!DOCTYPE html> insert_pixel_code_here

O que é cultura Tiki?

Por Lucía Andrea,
Designer, antropóloga e empresária de moda

A palavra “Tiki” origina-se na Oceania, mas designa o segmento cultural que, no ocidente, inspira-se na cultura polinésia. Essa cultura surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos, após o Havaí ter se tornado território americano. A cultura Tiki teve seu apogeu entre os anos 1920 e 1970, figurando como Kitch após essa época.

cultura tiki

Totem Tiki. Fonte: pinterest.com

Afinal, o que é a cultura Tiki?

Hula Hula, drinks exóticos, camisa de hibiscos (aliás, hibiscos everywhere), Elvis no Havaí… Isso é Tiki: toda a produção estética e cultural baseada na cultura polinésia, e mais especificamente, havaiana.

O Havaí influenciou tanto os Estados Unidos, que durante esse período, um quarto da produção musical americana era da categoria Hawaiian, e foram abertas 1,2 mil escolas de ukelele (violão havaiano).

De repente, a sociedade puritana norte americana passou a ter seu imaginário povoado pelo paraíso havaiano com suas noites intermináveis de verão, suas garotas dançando com saias de coco e seus rapazes bronzeados realizando acrobacias com tochas de fogo. Tudo isso acrescido pelas folhas de coqueiro, pelo perfume dos colares de flores e pela brisa fresca do Pacífico.

Essa cultura, portanto, teve lugar nos mais diversos setores culturais americanos: a moda foi logicamente influenciada, mas também a produção musical, a dança, o cinema e até a decoração de interiores. É importante lembrar que a cultura Tiki não ficou circunscrita apenas aos EUA, mas se expandiu pelo mundo, e até hoje é uma referência por seu caráter exótico e multicultural.

cultura tiki

Ukelele havaiano. Fonte: pinterest.com

Tiki, hoje

Você, assim como eu, adora a cultura Tiki? O site Universo Retrô dá umas dicas ótimas de como ser Tiki hoje. O clima no Havaí também é tropical, então isso facilita bastante para quem é do Brasil: palha, coco, cortiça, bambu e algodão. Todos materiais fartos e abundantes aqui na nossa terrinha.

Para os meninos, o grande ícone Tiki é a camisa floral, também chamada de aloha shirt. Com ou sem botões de coco ou bolsos frontais, pode ser combinada com calças ou shorts claros, podendo até compor um look “esporte chique”.

Para as meninas, as modelagens são as mais diversas, desde saias (rodadas e lápis), passando pelas pantalonas, vestidos e tops. As estampas mais célebres são as folhagens, plantas tropicais, oncinhas e hibiscos.

Para os cabelos, vale finalizar os penteados com uma bela flor, de preferência o hibisco. E para os pés, o modelo peep toe é o mais indicado, pois remete à década de 1950, que foi o auge da cultura Tiki. Espadrilles, tamancos e sandálias também estão valendo.

cultura tiki

Camisa Tiki masculina. Fonte: universoretro.com

 

cultura tiki

Moda Tiki feminina. Fonte: universoretro.com

 

cultura tiki

Hibiscos. Fonte: pinterest.com

Casual (aloha) friday

Uma ótima curiosidade sobre a cultura Tiki é que ela é a responsável pela casual friday, que é o costume de ir trabalhar vestido de maneira mais informal e confortável nas sextas feiras, nos escritórios onde o código de vestimenta geralmente é mais restrito. O costume surgiu de uma música de 1982, de Kimo Kahoano e Paul Natto.

Música “aloha friday”. Fonte: youtube.com. 

Fonte: Universo Retrô

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *