The dark side: inverno 2016 apresenta tendência gótica

Por Juliana Zanettini
Consultora de tendências e consumo, e professora universitária

A tendência gótica é uma aposta para o inverno 2016. E de onde, originalmente, vem essa ideia? Apesar de o surgimento do termo remeter à Idade Média, o gótico como referencial estético de uma subcultura faz referência aos anos 1980. Também chamado de Darkwave, abrange o contexto comportamental por meio de desdobramentos nos campos das artes, da literatura, da arquitetura, da música e, claro, da moda.

Na expressão da moda os componentes da subcultura gótica dizem respeito ao lado sombrio e ressaltam certo apelo dramático. Na tendência gótica, a estética obscura se faz valer a partir da cor preta como tônica, dialogando por vezes com algumas aparições de lilás. Rendas, corsets e crucifixos, bem como o veludo, são elementos que também fazem parte do arsenal gótico.

Recentemente, os lançamentos de inverno 2016 para o hemisfério norte destacaram a estética da subcultura como tendência da estação por meio dos looks, acessórios e beauty pesado. Simone Rocha, Yohji Yamamoto, Haider Ackermann, Nicholas K, Marc Jacobs, entre outros, respeitaram os traços góticos, ressaltando o uso dos materiais encorpados e transparências, bem como os envernizados para os detalhes. A alfaiataria apareceu como coadjuvante, modernizando as apostas para a estação fria.

Entre as imagens a seguir, acompanhe os jogos de transparências, os recortes e as linhas retas, além das aplicações e as misturas entre materiais que trouxeram ares contemporâneos a partir da inspiração gótica. Rick Owens, que aponta essa estética no próprio DNA da marca, sustentou simbologias com as aplicações sobre partes do corpo da peça. Já Alexander Wang apostou na silhueta encurtada, nos recortes e nas misturas entre materiais, tendo a temática obscura como ponto de partida para as suas criações.

  

Givenchy | Marc Jacobs | Nicholas K
Fotos: Reprodução/Style.com

  

Rick Owens |Thom Browne | Alexander Wang
Fotos: Reprodução/Style.com

Leia mais:
Elementos lúdicos para o inverno 2016
Cool sportswear no inverno 2016
Tênis esportivos: profusão de cores

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *