Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/06/2015

Técnicas de pintura de desenho de moda

Por Gabriela Kuhnen
Estilista e professora do Departamento de Moda do Ceart (Udesc)

Você conhece algumas técnicas de pintura de desenho de moda? A representação do desenho de moda passa por várias etapas: observação ou imaginação, esboços, construção e finalização. A pintura faz parte da última etapa do desenho e deve ser feita somente quando o esboço e a construção da figura estiverem bem resolvidos. Além disso, são imprescindíveis conhecimentos sobre luz e sombra e sobre a teoria da cor.

Existem diversas técnicas de pintura de desenho de moda, as mais difundidas e utilizadas são: aquarela, canetas marquer, lápis de cor, giz pastel seco e pintura digital. Apesar disso, podem ser utilizados os mais diferentes materiais para finalizar o desenho, como tinta acrílica, canetas gel, canetas douradas ou prateadas, glitter, esmalte ou mesmo maquiagem. 

Em geral muitos dos materiais citados não são usados sozinhos e podem ser misturados de acordo com o aspecto que se deseja. Outro ponto importante nesta etapa é a escolha da base. Existem diversos tipos de papéis no mercado e cada qual possui uma gramatura específica, assim como um beneficiamento próprio, como rugosidade, grau de absorção, textura e isso influencia e altera o resultado final.

Confira, a seguir, alguns dos aspectos mais importantes ao finalizar uma figura:  
•    Direção da Luz: deve-se escolher a direção que a luz incide sobre a figura, pois dessa forma é possível trabalhar com bastante contrastes de luz e sombra.
•    Tom: é a gradação de valores entre o branco e preto. O valor mais claro ou mais escuro em relação a outros valores (conceito retirado do livro: Creative Illustration de Andrew Loomis). A escolha dos tons é muito importante e deve ser feita de acordo com a teoria das cores para se obter os efeitos desejados.
•    Sombra: Adicionar cores mais escuras em relação umas as outras indica sombra e faz sua figura e roupa tornarem-se mais tridimensionais.
•    Luz: Áreas claras ou brancas mimetizam a incidência de luzes na figura e acentuam tecidos e detalhes.
•    Camadas de pintura: Diferentes camadas de pinturas na mesma figura fazem uma figura mais complexa e com mais efeito tridimensional.
•    Texturas: A representação de texturas de diferentes tecidos ou malhas deve ser trabalhada em detalhes.

Hoje, iremos abordar duas técnicas de pintura de desenho de moda:

Pintando com Caneta Marquer
As canetas marquers são bastantes recomendadas na pintura de croquis de moda, pois são muito versáteis, rápidas e fáceis de carregar. Possuem muitas cores e têm a vantagem de ter cores bem vivas e saturadas. O efeito pode ser parecido com a pintura a tinta, como aquarela, mas o processo é mais rápido e mais limpo. Com boa quantidade de cores é possível trabalhar com transparências e diversas texturas. O cuidado que se deve ter é que não dá para apagar ou corrigir a pintura. Portanto, sempre teste a cor em um papel de rascunho. É possível misturar cores e dar efeito gradiente usando um refil plástico para misturar as cores, já o contorno pode ficar por conta do lápis de cor ou caneta.


Croqui com contorno e sombra na pele em grafite e sombra com caneta marquer. cinza. Inspiração coleção Prada Outono Inverno 2015.
Fonte: Gabriela Kuhnen.


Croqui finalizado com caneta marquer e alguns detalhes de lápis de cor e caneta gel branca.
Fonte: Gabriela Kuhnen.

Pintando com a Aquarela
A tinta aquarela é uma tinta chamada de transparente, pois esse é seu o principal efeito, assim como a possibilidade de mistura de cores. Deve-se trabalhar sempre com água e as cores também devem ser testadas em papel rascunho. Para um bom resultado, é necessário bons materiais como pincéis específicos e papéis absorventes com uma gramatura acima de 200 gramas para que não enrugue ou descasque. Na aquarela é possível leves correções, pois quando a tinta ainda está molhada pode-se passar o pincel limpo seco ou com água e apagar parcialmente ou totalmente o que havia sido pintado. 


Croqui com contorno em caneta nanquim.
Inspiração Balmain outono inverno 2015.
Fonte: Gabriela Kuhnen.


Croqui com pintura em aquarela. Detalhes com caneta gel branca e dourada.
Fonte: Gabriela Kuhnen.

Fontes do texto: 

HAGEN, Kathryn. Fashion Illustration for Designers. Pearson Education: New Jersey, 2004.
LOOMIS, Andrew. Creative Illustration. Titan Books: London, 1947.

Leia mais:
O universo das ilustrações de moda
A construção da figura de moda
O desenho da cabeça humana

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces

28/05/2019

Empresa do segmento Fitness reduz 50% de tempo no desenvolvimento de produto

Escrito por Audaces