Tecidos planos: conheças as características e a classificação

Por Roberto Rubbo
Professor do SENAC Lapa Faustolo

A abordagem deste post refere-se à classificação dos tecidos planos, também chamados de tecidos comuns, em que o entrelaçamento dos fios ocorre em duas camadas perpendiculares.

Nos tecidos planos a camada longitudinal é denominada de “urdume” e a transversal é a “trama”. Para a formação dessa estrutura os fios permanecem paralelos sem se cruzar, ou seja, apresentam-se paralelamente, tanto o urdume quanto a trama, e o cruzamento ocorre apenas na perpendicular.

A classificação dos tecidos planos quanto às estruturas são identificadas pelos entrelaçamentos dos fios e são elas:

– Tecidos simples;
– Tecidos compostos;
– Tecidos felpudos;
– Tecidos lenos;
– Tecidos jacquards.

Tecidos simples: formados por um conjunto de fios de urdume e por um conjunto de fios de trama. Exemplos: morins, brins, tropicais, etc.

Tecidos compostos: formados por mais de um conjunto de fios de urdume e um ou mais conjuntos de fios de trama. Exemplos: dupla face, fustões, piquês, tecidos triplos, etc.
Tecidos Felpudos: São tecidos compostos que possuem felpas salientes, inteiras ou cortadas. São estruturas que contém acréscimo de um fio de trama num ligamento de sarja ou tafetá. O fio surge do lado direito do tecido sob a forma de laçadas. Para a obtenção da pelúcia, as laçadas são cortadas e para o veludo são apenas aparadas. Exemplos: veludos, tecidos com pelos, etc.

A imagem ilustra tecidos felpudos e leno/ Fonte: livro Introdução à tecnologia têxtil – volume II

Tecidos lenos (ou giro inglês): são porosos e os fios de urdume se entrelaçam com as tramas e também com outros fios de urdume. É o único tipo de tecido plano comum em que os fios de urdume não se apresentam de forma paralela na superfície. Exemplos: gazes hospitalares, entre outros.

Tecidos jacquard: são obtidos através dos tecidos simples ou compostos apresentando desenhos pelo efeito de entrelaçamento ou coloração dos fios. Através de uma mecânica Jacquard pode-se controlar separadamente os fios de trama e urdume proporcionado desenhos mais elaborados. Geralmente esse tipo de tecido é mais caro em se tratando do rico trabalho com os fios.

Leia mais
Estrutura do tecido: conhecer para saber usar
Estruturas das malhas: tipos de entrelaçamento dos fios
– Conheça a classificação dos tipos de fios

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *