Softwares no processo produtivo das indústrias têxteis e de moda

As novas tecnologias trazem facilidades para o mundo da moda. Utilizar a tecnologia para vestir garante melhorias na operacionalização, além de facilitar os os processos na manufatura e desenvolvimento de novos produtos.

Um exemplo é quando usamos as lentes de uma câmera para a captação de imagens em desfiles e vitrines espalhadas por cidades como Milão, Londres, Tóquio e Nova York. Outra forma de uso é a aplicação do software com a máquina fotográfica para a captação das imagens e  digitalização dos moldes para estudo do encaixe e risco (sistemas CAD* e CAM**) – reduzindo o tempo utilizado na coleta dos dados.

Softwares, hardwares e periféricos são os novos acessórios e equipamentos que complementam o mundo do vestuário. Na área de estamparia digital, por exemplo, novas ferramentas de desenho técnico em 3D trazem melhorias para a ilustração e simulação da padronagem têxteis.

Pensando na estamparia digital podemos verificar como este novo processo produtivo tem a “produção mais limpa” – limpa em função da menor utilização de recursos naturais e sintéticos (água, corantes, pigmentos e processos químicos), além da produção ser desenvolvida sem a necessidade de realizar o descarte de resíduos sólidos (para a indústria têxtil) e tratamento de efluentes.

Agilizar o trabalho, flexibilizar e possuir uma “produção enxuta” são os termos mais ouvidos nas revistas técnicas, nos congressos e nas pesquisas científicas das universidades. Se por um lado temos esta diversidade de tecnologia, por outro há a necessidade de nos prepararmos para obter novos conhecimentos (know-how) e especializações para atuar neste novo mercado de trabalho. Atualmente no Brasil há uma demanda muito grande e falta destes profissionais no mercado da indústria têxtil.

* CAD é a sigla para a expressão inglesa "Computer Aided Design", que traduz-se por "Desenho por Auxílio de Computador".
** CAM (Computer Aided Manufacturing – Fabricação Assistida por Computador) refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador.

Por Wan Chi Ming
Professor do curso superior em Tecnologia da Produção do Vestuário e pós-graduação da Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf. Responsável pelo curso de pós-graduação em Gestão da Produção em Negócios da Moda.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *