Sobre as cores na moda: o que você precisa saber

Por Lucía Andrea

Designer e empresária de moda

 

As cores causam uma excitação única aos sentidos, que não é ocasionada por nenhum outro elemento visual. É possível descrevê-las apenas até certo ponto, pois sua percepção é de domínio exclusivo do aparelho visual do observador. Neste post, conheça mais sobre a teoria das cores. Entenda como as cores na moda podem ser usadas estrategicamente para o sucesso das coleções.

 

As cores relacionam-se com emoções e sentimentos. São reflexo de certos estados de ânimo e também podem induzir comportamentos. Enquanto o azul acalma, a combinação de laranja com amarelo abre o apetite. O vermelho invoca perigo e o branco, paz.

 

Pintura da fase rosa de Picasso. Fonte: malditovivant.net

 

Pintura da fase azul de Picasso. Fonte: forademim.com.br

 

Cada cor em seu contexto

A percepção das cores, no entanto, não é absoluta. O valor exato de cada cor depende do contexto na qual ela se encontra, e das outras cores que estão presentes no mesmo lugar. O cérebro pode pregar peças, percebendo as cores diferentes daquilo que elas realmente são, como pode ser atestado na figura abaixo, nas quais ambas as listras do espiral são, na verdade, da mesma cor.

Ilusão de ótica. Fonte: Acervo Pessoal

 

Círculo cromático

Existem três cores básicas: vermelho, azul e amarelo. Isso quer dizer que todas as outras cores podem ser obtidas através de combinações destas três, em diferentes proporções. Quando se misturam duas cores primárias, obtêm-se as cores secundárias, que são o violeta, o verde e o laranja. Já as cores terciárias são a mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Isso explica por que as cores na moda são tão importantes!

Todas as cores resultantes das misturas das cores primárias, secundárias e terciárias, estão representadas no círculo cromático. Cores em extremos opostos do círculo possuem alto contraste entre si. Lembrando que a cor preta nada mais é do que a ausência de cores e a cor branca são todas as cores juntas.

 

Círculo Cromático. Fonte: Fashion Illustrator.

 

Famílias de cor

Dentro de cada família de cor, podem ser encontradas diferentes tonalidades, que dependem da luminosidade, da saturação e da combinação com outras cores. Quanto maior a quantidade de branco, diz-se que a cor está menos saturada. Chamam-se de cores frias aquelas relacionadas ao mar, ao céu, à água e ao gelo. Por sua vez, chamam-se de cores quentes aquelas que lembram o fogo e o sol. Seguindo este raciocínio, as cores na moda são responsáveis, também, por gerar identificação e desejo.

 

Cores frias. Fonte: maxisciences.com

 

Cores quentes. Fonte: ultradownloads.com.br

 

Dica: O site color.adobe.com possui combinações de cores belíssimas e serve como uma excelente fonte de pesquisa de referências para o uso das cores na moda.

 

Bibliografia: MORRIS, Bethan. Fashion Illustrator. Editora Cosac Naify.

 

Leia também: 

Tatuagem e moda

Dicas para fazer o planejamento da coleção

A importância da cartela de cores nas coleções de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *