Sentido do Fio do Tecido e Suas Diversas Aplicações

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Se me perguntassem o que é mais importante na modelagem, eu responderia sem dúvidas que é o sentido do fio do tecido. Sem ele toda e qualquer modelagem pode ficar comprometida, uma vez que correrá um sério risco de ela ser cortada de forma incorreta e o resultado final ser insatisfatório, tendo deformações na peça, deslocamento das estampas, torção da peça após lavagem, surgimento de bicos e encolhimento desproporcional.

 

É justamente por isso que o fio do molde é tão importante e indispensável na modelagem, sendo indispensável que todas as partes da modelagem possuam a marcação de sentido do fio do tecido.

 

Essa marcação é aplicada na construção do molde, e é nesse momento que o modelista irá definir a posição do fio de acordo com a modelagem desenvolvida, seus ângulos e o tecido que será trabalhado. Além disso, existem questões como a elasticidade que se deseja obter, direção da estampa, comportamento e caimento do tecido, no qual o modelista deverá analisar e definir se o fio seguirá o sentido da Trama, do Urdume ou do Viés do tecido no momento do corte.

 

Todo molde criado no sistema Audaces Moldes tem o seu fio determinado desde a sua criação e pode ser alterado a partir da ferramenta Sentido do Fio

 

Quando cortamos o molde no sentido do Urdume significa que estamos posicionando o fio do molde paralelo à ourela do tecido, desta forma o molde será cortado no sentido comprimento do tecido. Este sentido é o mais utilizado pelo fato de proporcionar uma maior resistência do tecido, diminuindo possíveis deformações na peça e no momento de realizar a costura.

 

Demonstração de como posicionar o fio do molde no sentido do Urdume do fio

 

O oposto disso seria cortar no sentido da Trama, onde o fio do molde fica perpendicular à ourela do tecido, ou seja, forma um ângulo de 90 graus com relação às bordas do tecido. Esse tipo de corte é utilizado para decorar a peça, como por exemplo na camisaria, onde palas, punhos e colarinhos podem ter o sentido da estampa alternada, criando uma nova composição com a mesma estampa. Além disso, esse corte proporciona mais leveza e volume à peça, o que é ideal para saias godês ou evasês.

 

Demonstração de como posicionar o fio do molde no sentido do Trama do fio

 

Por fim, cortar no sentido do Viés é posicionar o fio do molde em um ângulo de 45 graus com relação à ourela, ou seja, seria posicionar o molde entre o Urdume e a Trama. Este tipo de corte proporciona um melhor caimento do tecido e acomodação dele sobre o corpo, pois o tecido ao ser cortado no sentido do seu viés passa a ter uma “elasticidade” devido à posição dos fios tecidos. Por outro lado, quando se trata de consumo, cortar tecidos nesse sentido significa um menor aproveitamento do tecido com relação aos outros sentidos, por esse motivo não é tão utilizado na indústria.

 

Demonstração de como posicionar o fio do molde no sentido do Viés do fio

 

Leia também:

O Crescimento do Design de Estampas na Moda

O que é melhor: Técnica de Moulage ou Modelagem Plana

Modelagem Plana: manipulação de pences

Uma resposta para “Sentido do Fio do Tecido e Suas Diversas Aplicações”

  1. Breno disse:

    Oi Thais, excelente explicação! Estou começando a me aventurar na costura e o seu texto foi o mais claro que achei sobre o tema, parabéns!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *