Saiba mais sobre a evolução do profissional da modelagem

A indústria da moda tem evoluído muito com o passar dos anos. A tecnologia trouxe uma nova fase e uma nova realidade para a linha de produção. Hoje, o profissional que atua na área precisa estar atento, ter conhecimento e acompanhar as mudanças. Isso não é diferente para o modelista, que é uma peça-chave do processo de criação da indústria da moda, já que ele é o profissional responsável por definir o sucesso das fases seguintes à produção.

Para contribuir com o melhor funcionamento de todas essas etapas, o profissional da modelagem também está mudando. O novo modelista tem um olhar ampliado e participa de todas as etapas do processo, fazendo disso um diferencial em sua carreira.

E quem fala sobre esse tema tão importante e atual é a mestre em Moda, Daniela Nunes Figueira Belschansky, do Centro Universitário Senac de São Paulo. Ela foi a nossa convidada para o webinar “O Novo Profissional de Modelagem na Indústria da Moda”, realizado no final do mês de outubro. Com toda sua experiência na área de design e modelagem, a professora explicou um pouco do desenvolvimento da profissão de modelista e sobre como o mercado está se adaptando a esse novo profissional. Acesse o webinar gratuito através deste link e saiba mais.

A evolução do profissional da modelagem durante o tempo

Antes de falar a respeito do novo profissional da modelagem, Daniela apresentou algumas etapas da evolução desse modelista. A professora explicou que nas décadas de 1980 e 1990 os cursos de moda eram aqueles famosos cursos de “corte e costura”, pois não existia ensino superior voltado para o setor. Depois, com a expansão do mercado da moda, o primeiro curso superior da área surgiu, mas isso só ocorreu no final dos anos 1980.

A professora também explicou que anos depois a formação de “Superior em Moda: Modelagem” passou a trabalhar com um novo profissional da modelagem, preparando o aluno para mudanças. O estudante era formado buscando sempre a excelência técnica, mas já apresentava uma leitura mais ampla do processo.

Isso até 2013, quando o mercado exigiu um novo profissional da modelagem: o designer. Daniela comentou que a melhor definição para esse modelista repaginado seria o “profissional que busca soluções de problemas que proporcionem conhecimento e inovação no segmento de atuação, seja qual for”.

Trazendo esse conceito para o mundo da moda, o modelista é o profissional com mais visão de mercado, que olha para as ruas e para o seu consumidor e sabe exatamente como atingi-los. Ele compreende todas as etapas de funcionamento da indústria e tem um senso estético mais apurado.

Com essas mudanças, o currículo do curso foi novamente reformulado em 2014, preparando então o aluno para o mercado de trabalho. A professora exaltou em nosso webinar que esse novo profissional da modelagem não é mais apenas um executor – ele agora entende o desenvolvimento do seu produto com o projeto voltado para o design, sempre buscando e trabalhando em uma produção que atenda às necessidades dos seus usuários, resolvendo problemas e proporcionando inovação e conhecimento para todas as partes envolvidas.

Daniela também mostrou a importância de falar sobre esse novo perfil profissional, de como precisa ser a construção acadêmica, como será a sua atuação no mercado e o que a indústria requisita desse profissional. Ela confirmou, ainda, que é necessário que ele tenha uma boa noção estética e formal para lidar com trabalhos bidimensionais e tridimensionais, que tenha um bom conhecimento em tecnologia e que seja um empreendedor.

Ficou interessado? Então não deixe de assistir ao nosso webinar “O Novo Profissional de Modelagem na Indústria da Moda” e conheça mais sobre esse novo modelista.

Sobre a palestrante

Daniela Nunes Figueira Belschansky sempre esteve envolvida com Moda. É a sua paixão! Natural de São Paulo, ela leciona há 15 anos no ensino superior de Moda em disciplinas como Moulage, Modelagem Plana, Técnica de Costura, Gradação e Desenho Técnico Digital. Desde 2007, ela também atua como coordenadora pedagógica do curso de Design do Centro Universitário Senac de São Paulo. Uma profissional qualificada e sempre atenta ao mercado da moda.

 

2 respostas para “Saiba mais sobre a evolução do profissional da modelagem”

  1. Romeu Camilo disse:

    Gostaria de receber informação sobre modelagem

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *