Pochete: testada, aprovada e reinventada em 2018

Lucía Andrea Vinatea Barberena
Designer, antropóloga e empresária de moda

 

Recentemente resolvi fazer um treeking (maravilhoso) no Peru. Durante os preparativos, separei mochila, tênis, lanterna… Mas faltava alguma coisa. Eu precisava de algo para ter acessíveis e, ao mesmo tempo, seguros a GoPro, o celular, a carteira… E eis que ela surge na minha frente: a pochete. E não é que a danada resolveu todos os meus problemas?

Lembro bem dela. Até pouco tempo atrás eu tinha horror das pochetes. Achava elas muito masculinas e pouco estéticas. A verdade é que elas são acessórios extremamente práticos. Talvez o seu problema tenha sido, justamente, ser prático demais. A excelente notícia é que, em pleno 2018, ela volta reinventada!

 

pochete-tendencias-moda-audaces-figura1

Eu e a minha pochete aventureira. Fonte: Acervo Pessoal

 

Um pouco de história

A definição da pochete é uma bolsa pequena, geralmente com zíper, que se leva na cintura, ajustada mediante um cinturão. Sua origem remonta à Idade Média, quando era fabricada apenas em couro e servia para transportar ferramentas.

Já no século XV, na França, surge a châtelaine, um acessório-joia de onde pendiam chaves, relógios e perfumes. Na década de 1990, as pochetes se consolidam como acessórios habituais, sendo feitas, geralmente, de couro ou nylon. No entanto, até este momento, elas nunca haviam sido consideradas um complemento de moda.

pochete-tendencias-moda-audaces-figura2

Châtelaine. Fonte: dressedintime.blogspot.com.br

 

pochete-tendencias-moda-audaces-figura3

Pochete dos anos 1990. Fonte: attitudechic.com.br

 

Nas passarelas

2018 é o ano das pochetes. Grifes conhecidas mundialmente como Prada, Chanel, Gucci, Valentino, Givenchy, Moschino, Balenciaga e Stella McCartney usaram e abusaram delas em suas passarelas. Vale lembrar que as pochetes podem ser levadas na cintura ou cruzadas no ombro – uma alternativa bastante interessante também.

pochete-tendencias-moda-audaces-figura4

Modelo lançado pela Chanel. Fonte: blogdathais.com

 

pochete-tendencias-moda-audaces-figura5

Pochete Gucci. Fonte: attitudechic.com.br

 

pochete-tendencias-moda-audaces-figura6

Peça criada pela Moschino. Fonte: attitudechic.com.br

 

pochete-tendencias-moda-audaces-figura7

Pochete cruzada no ombro. Fonte: attitudechic.com.br

 

Fonte de pesquisa: Revista Viù! nº205 (El Comercio).

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *