Pesquisando o estilo de vida para montar o perfil do consumidor

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

As empresas estão atentas a necessidade de conhecer cada dia mais o seu consumidor e este tem cada vez mais um papel decisivo nas decisões das marcas. Podemos chamá-los de consumidor autor. Ele é o protagonista no mercado. Cada empresa deve ter bem claro o perfil do seu público-alvo e isso implica em observar o estilo de vida deste grupo, as mensagens e os conceitos que eles se identificam.

O estilo de vida atual está baseado nas experiências da aproximação e associação entre diversas áreas como: literatura, arte, política, moda, gastronomia, decoração e as mais diversas práticas culturais, que reaparecem organizadas como práticas de consumo numa dinâmica que cada vez mais mescla arte e vida cotidiana, alta cultura e culturas populares, subjetividade e materialidade. Ou seja, o estilo de vida pode ser definido como a forma pela qual uma pessoa, ou um grupo de pessoas, vivencia o mundo e, em consequência, se comporta e faz escolhas. Sendo assim, permeiam o estilo de vida, os valores, as crenças, a educação recebida, os gostos, a personalidade, a profissão, a família, os amigos, a comunidade onde se vive, as experiências acumuladas e vividas, a língua materna, as aspirações e sonhos, entre outro vetores.

Então, o que devemos fazer? Uma pesquisa sobre o estilo de vida do nosso consumidor para assim tentarmos montar um perfil. A partir da pesquisa podemos fazer um panorama geral, entender os desejos e aspirações de públicos-alvo. Mas temos que ter atenção, pois as pessoas mudam e seu estilo de vida também. Sendo assim, nosso público não é estático, portanto devemos fazer o monitoramento constante do estilo de vida de nossos consumidores e suas evoluções e modificações.

Vocês já devem ter percebido que eu adoro painéis, né?! Sou fã mesmo. Acho eles muito úteis em todo o processo de criação de produtos. Então, sugiro que nesta etapa também seja explorado esta ferramenta.

Após o estudo e pesquisa deste grupo de interesse, devemos buscar imagens representativas que possam nos auxiliar posteriormente. Na figura 1 mostro um exemplo de estilo de vida masculino, fazendo referência a viagens, urbano, casual, esportes, diferentes línguas e tecnologias. Percebemos que este grupo tem afinidade com esportes e com culturas diferentes. Quanto mais imagens, mais ideias conseguiremos passar e mais claro este estilo estará na nossa cabeça e, consequentemente, nos nossos produtos.

 

 

 

 

Exemplo de painel de estilo de vida masculino. Fonte: Reprodução.

Na figura 2 apresento um perfil feminino. As imagens mostram afinidade com cultura, sabores, cores delicadas, nostalgia, Paris, maquiagens, joias e jardins. Um painel extremamente delicado e representativo. Nos remete a um estilo de vida sofisticado, com referência à arte, literatura, comidas requintadas e bons vinhos.

 

 

 

 

Exemplo de estilo de vida feminino. Fonte: Acervo da autora.

Entenderam o espírito? Os painéis permitem tentar mostrar as experiências, áreas, gostos e hábitos do nosso consumidor, montar esse estilo de vida dele. Isso facilita a escolha de temas para nossas coleções, o layout da nossa loja, a comunicação com o cliente, o tipo de site e tudo o que envolve o conceito da marca.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *