Pesquisa de perfil do consumidor

empresa italiana de pesquisa de mercado e consultoria de projetos Future Concept Lab, com filial em São Paulo, fez uma pesquisa de perfil do consumidor e aponta mudanças. A segmentação destacada pelo estudo não utiliza a classe social e a renda como análise base, mas parte para um perfil traçado a partir do comportamento e da idade dos consumidores.

A pesquisa de perfil do consumidor foi divulgada no workshop organizado pelo Future Concept Lab na capital paulista, no final do mês de abril. Durante o evento, foram discutidos aspectos estratégicos de mercado com profissionais de marketing e moda, estudante e pesquisadores. Além disso, foram divulgados os oito tipos de consumidor, sendo que o uso da tecnologia também foi utilizado para traçar esses perfis.

Lively Kids – crianças de 4 a 8 anos
É nesta fase que as crianças passam a compreender o que é consumo e a influenciar na decisão de compra. Quando se trata deste público, pode-se perceber que há uma tendência a miniaturização da moda. Para atender aos pequenos, os espaços precisam investir em uma estética pop e colorida para atraí-los. Já para agradar aos pais, deve prezar por conteúdo educativo e denso de significado.

Expo Teen – adolescentes de 13 a 18 anos
Esse público constrói a própria identidade por meio do hiperconsumo, às vezes, compulsivo e frenético. Eles investem em aquisição de marcas que os ajudam a serem reconhecidos pelo grupo e que permitam customização, tudo isso para atender a necessidade de individualidade. Os adolescentes precisam de um ambiente atraente que ofereça experiências e que reúna a turma.

Linker People – jovens de 18 a 30 anos
Eles não são fiéis a marcas, gostam de descobrir produtos e lugares alternativos e preferem participar como co-autores dos produtos, geralmente, por meio de comunicação digital. Esse público é atraído por lojas que forneçam a sensação de preview e que tenham novidades. Surpresa é uma qualidade que agrada a este consumidor.

Sense Girls – mulheres entre 25 e 40 anos
Segundo a pesquisa de perfil do consumidor, essas pessoas buscam produtos que passem imagem de feminilidade e de delicadeza. Possuem sensibilidade estética e prezam por produtos – roupas, sapatos, acessórios – de marcas autenticas. Valorizam espaços que transmitam relaxamento e, com suavidade, estimulem sensorialmente. Gostam de serviços personalizados.

 

 

Site Bolsa de Mulher

 

Unique Sons – consumidores de 25 a 35 anos
Filhos únicos. Dedicam tempo e recursos até alcançarem combinações originais que pareçam cultas. Este público se agrada com peças exclusivas e sob medida. O espaço que encanta esses consumidores devem ser de um mundo único, com gratificação de lucros e adrenalina.

Mind Builders – homens entre 35 e 50 anos
São considerados como a nova burguesia intelectual e possuem aptidão para carreira no setor de tecnologia da informação. Valorizam locais que incitem a curiosidade intelectual e proporcionem o aprofundamento em assuntos que consideram interessantes.

Singular Women: mulheres com idade entre 35 e 50 anos
Essas consumidoras selecionam o que comprar de forma consciente e consomem por aspectos do produto. Aqui no Brasil elas possuem um perfil do tipo multitarefas. Gostam de espaços cool e que atendam as diferenças.

Pleasure Grower: compradores acima dos 60 anos
São consumidores ativos e pensam em como aproveitar a segunda idade. Utilizam a tecnologia de forma leve, para conversar e encontrar os filhos, netos e amigos. Os espaços devem reunir vendedores capazes de explicar e discutir as características dos produtos. Ainda devem valorizar a sabedoria deles e proporcionar uma comunicação que remeta ao passado de forma divertida.
 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *