Passo a Passo: Como Costurar Zíper Comum em Saia

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Ultimamente temos postado uma série de passo a passos de costuras. Neste post vamos mostrar como costurar zíper comum em saia. Esta série de passo a passos de costuras já trouxe a montagem da Gola Social, do Punho, do Bolso Chapado e em breve também teremos do Bolso Embutido.

 

PASSO 1

Vamos ao primeiro passo de como costurar zíper comum em saia. Costure o centro da saia seguindo as marcações dos piques que indicam o inicio e o fim da costura, posicionando o tecido com os direitos voltados um para o outro e costurando pelo avesso da peça. Dica: a margem de costura para o traseiro da saia é de 3cm, por isso é tão importante seguir as marcações, pois sem esta margem é impossível executar os próximos passos.

 

Costura do centro do traseiro da saia

 

PASSO 2

No segundo passo de como costurar zíper comum em saia, desvire o traseiro e vinque as sobras de tecidos internas para dentro da peça, rente à costura. Dica: ao dobrar a sobra de tecido da esquerda deixe-a 2 mm para dentro da costura, isso ajudará a manter o zíper coberto pela vista superior.

Dobra das vistas no traseiro da saia

 

Sobra de 2 mm na vista da esquerda

 

PASSO 3

Insira o zíper embaixo da dobra, do lado esquerdo, deixando-o rente a ela e passe uma costura reta simples.

Costura do zíper na vista esquerda da saia

 

PASSO 4

Depois de costurar o zíper feche a saia, deixando que a dobra do tecido da direita fique sobre o zíper de forma natural. Assim você poderá marcar o ponto exato que a lateral direita do zíper toca nela. É exatamente sobre esse ponto que se deve costurar o zíper, para isso desdobraremos o vinco do lado direito e costuraremos zíper na dobra.

Saia fechada com a vista direita sobre posta ao zíper

 

Costura da vista direita na saia

PASSO 5

No quinto passo de como costurar zíper comum em saia, sinalize onde está localizado o termino do zíper no direito da saia. Para isso utilize um giz de alfaiate, passando-o sobre o ponto exato em que está localizada a plaquinha de metal do zíper.

Marcação do término do zíper

PASSO 6

Para finalizarmos a colocação do zíper na saia devemos costurar a volta do zíper no lado direito, sendo o mesmo formato utilizado na calça. Esta costura fixará a dobra do tecido na peça e dará uma beleza a ela. Para costurá-la você pode utilizar um gabarito para marcar este contorno ou pode fazê-lo de forma livre. Deve-se ter atenção com relação ao término da costura que deverá estar para baixo da marcação do zíper, realizada no passo anterior.

Costura do contorno da vista direita

 

Se desejar, você também pode pespontar a costura central do traseiro da saia, dando um reforço maior a esta costura. Agora que você já sabe como costurar zíper comum em saia, coloque em prática! Vai ser muito fácil.

Leia também:

Como fazer Sobreposição de Moldes no Audaces Encaixe

Como diminuir o custo de tecido no setor de corte

21 Materiais Utilizados na Modelagem de Roupas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *