Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

23/04/2015

O universo das ilustrações de moda

Por Gabriela Kuhnen
Estilista e professora do Departamento de Moda do Ceart (Udesc).

As ilustrações de moda são representações bidimensionais que podem configurar imagens figurativas ou imagens abstratas. No universo da moda, encontramos dois tipos de representações bastante relevantes: a ilustração de moda e o desenho de moda. Ambas são figurativas, mas a ilustração de moda se caracteriza por maior liberdade estilística. 

A ilustração de moda é uma representação gráfica que tem a função de divulgar produtos ou marcas desse universo. Esse tipo de representação é geralmente veiculado por meios como jornais, revistas, livros e websites, com o intuito de promover trajes, produtos, marcas ou o próprio sistema da moda. 

Já o desenho de moda se trata de um projeto para a execução do produto ali representado. São criações e representações de imagens mentais que buscam a materialização, ou seja, que serão executadas. 


Arturo Elena para Channel

As ilustrações de moda podem ser usadas para vários propósitos: fazer parte da apresentação da coleção de moda para os compradores; dar aos jornalistas uma prévia da coleção que está por vir; ilustrar desfiles ou tendências de moda; ou mesmo divulgar uma coleção por meio de impressos. 

Na maior parte das vezes, as ilustrações de moda têm o intuito de ser o alvo da atenção dos consumidores, além de criar desejo pela peça e fazer com que o consumidor reconheça o produto e o compre. Nesse sentido, o desafio é fazer com que a ilustração se sobressaia diante dos numerosos editoriais fotográficos, justamente por ser diferente e trabalhar com outras formas de expressão.

Existem diversos ilustradores que trabalham dessa forma, como é o caso do espanhol Arturo Elena, que faz trabalhos para muitas marcas de reconhecimento internacional, e a filandesa Laura Laine, que fez alguns editoriais para divulgar perfumes, bolsas e maquiagens.


Laura Laine para Dior

Leia mais:
Processo da ilustração sob o olhar da designer Helena Dieb
Livro: Ilustração de Moda
Desenho técnico de moda

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

12/12/2019

7 dicas para acertar no desenho técnico de moda e ter sucesso

Escrito por Audaces

10/12/2019

Vantagens de trabalhar com a ficha técnica de moda integrada

Escrito por Audaces

06/12/2019

O que é gradação e como executá-la com poucos cliques

Escrito por Audaces