O segredo dos estilistas: o que existe por trás de coleções lendárias

Por Francys Saleh

Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

 

Você já deve ter se perguntando qual a motivação de determinado estilista ao escolher entre um tema ou uma matéria-prima, certo? Pois então… Que tal conhecer o segredo dos estilistas e saber o que existe por trás das coleções dos nomes mais influentes? É sobre isso que falaremos neste post, acompanhe!

 

A cada temporada, através de suas coleções os estilistas se esforçam para criar um look que se torne a sua marca registrada. Muitas vezes, até, usam variedades de fontes e referências relevantes influenciadas pelos atuais climas político e social.

 

Por exemplo, o aparecimento de desconstruções e reconstruções é evidente em períodos de recessão, como no início dos anos 1990 e durante a crise econômica do final da década de 2000. Direções novas e radicais na moda costumam ser um reflexo dos excessos da época – ou uma reação a eles. O segredo dos estilistas passa exatamente por aí.

 

Imagem: Divulgação

 

Vivienne Westwood transcende todas as influências e temas com suas coleções icônicas. Enquanto o Reino Unido enfrentava uma elevada taxa de desemprego no início da década de 1970, ela e seu marido Malcolm McLaren tiveram um papel importante no lançamento do agressivo “uniforme” do movimento punk, que contestava os valores da sociedade da época. O segredo dos estilistas foi o usar o tartan de forma lendária, desde as primeiras calças com amarrações até a alfaiataria requintada das coleções mais recentes.

 

Imagem: Divulgação

 

O visual glamouroso, hedonista e luxuoso dos anos 1980 foi liderado pelo estilista italiano Gianni Versace, o “Rei dos Excessos”. Esse período de alpinismo social na moda permitiu às mulheres o chamado dress for success (vestir-se para o sucesso). Naturalmente, outros estilistas reagiram a esses visuais excessivos.

 

As coleções de moda refletem o pensamento do estilista, juntamente com as transformações sociais que enfrentamos. Agora que você já conhece o segredo dos estilistas, pense nisso quando for criar um projeto de coleção! Aproveite também para baixar o e-book gratuito com dicas de Como Criar Coleções de Moda

 

Leia Também:

Influências políticas na moda

Origem das Semanas de Moda

Como montar uma cartela de cores para uma coleção moda

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *