Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

10/01/2013

O que é Criação?

Criar uma coleção não é nada fácil, requer muitos sacrifícios, leituras, uma observação incrível de mundo, conhecimento enciclopédico, insights, brainstormings, horas perdidas nas madrugadas para encontrar uma proposta que vai ser um arraso naquele momento e, se possível, com peças que serão sempre lembradas e recriadas.

Mas o que significa criação? O dicionário Aurélio, pai dos inteligentes, tira essa nossa dúvida:
 

“s.f.1 – Ato ou efeito de criar, de tirar do nada: a criação do mundo. / 2 – A totalidade dos seres criados, o universo visível: as maravilhas da criação. /3 – Produção, realização, obra, invento. /4 – Formação, fundação. /5 – A amamentação e educação de uma criança: a criação do menino estragou-o. /6 – Animais domésticos, que se criam para alimento do homem, como galinhas, coelhos etc.”

 

 

Crédito imagem: Guia do Estudante/Abril

Com o significado da palavra podemos aprender, de forma resumida e objetiva, como é o processo de criar moda, beleza para as passarelas e ruas. Quer ver como?

 

 

1 – Com esse “do nada” podemos pensar nos insights que de vez em quando acontecem. Algumas vezes temos uma ideia incrível caminhando, fazendo a comida, assistindo TV, ou até mesmo deitado antes de dormir.

 

 

 

É como uma mágica que acontece “do nada”, vem não sei de onde. E deixa a gente inquieto até essa ideia ser colocada em prática. Quer criar algo maravilhoso? Leia, busque inspirações, estude os movimentos artísticos, assista ótimos filmes, conheça novas pessoas, novos lugares, observe tudo com calma. Porque insights acontecem por causa dos nossos conhecimentos.

 

2 – Totalidade dos seres criados. Isso mesmo. Criação em moda é a totalidade daquelas peças exuberantes, diferentes, exóticas e criativas que imaginamos. Colocamos em prática as nossas ideias e as transformamos em algo muito nosso, que vai transparecer e ser objeto de desejo de muitas pessoas.

 

 

3 – Criação é mais do que imaginar, é tirar do abstrato e colocar as peças no concreto. É uma obra de arte que será admirada. Planejar cada detalhe é essencial, fazer croquis é importante para não perder nenhum detalhe e também para quem for costurar ter uma noção de como as peças devem ficar. Verificar no mercado quais são os tipos de tecidos e quais irão deixar a sua criação com um bom caimento e, principalmente, fazer orçamentos e um controle de gastos.

 

4 – Depois do bruto nas mãos vem a formação da sua criação. Cada detalhe é fundamental na harmonia da peça, cada linha, botão, zíper, e tudo mais que for preciso vai fazer história na sua peça e deve ser bem costurado. Então, se você não tem conhecimento em corte e costura, não invente de fazer o que não sabe. Procure profissionais de costura bem formados.

 

 

5 – Um filho é o que a sua coleção será para você. São sensações parecidas, gerar, pensar em como será quando formado, ver nascer, ver crescer, amar. Fazemos o melhor quando fazemos com amor.

 

6 – Depois de tudo pronto chegou a hora de mostrar para o mundo o que você foi capaz de criar e arrasar nas passarelas e nas araras.

Por Vanessa Monique

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces

28/05/2019

Empresa do segmento Fitness reduz 50% de tempo no desenvolvimento de produto

Escrito por Audaces