O desenho técnico e o design de superfície na era digital

Por Gabriela Kuhnen
Estilista e professora do Departamento de Moda do Ceart (Udesc)

A onipresença das novas tecnologias, em particular as mídias digitais, alterou profundamente a forma de se pensar e de interagir com o mundo. O designer passou a servir-se desses novos meios o que lhe deu a possibilidade de desenvolver projetos e desenhos por meio de softwares específicos que possibilitam imensas variações na forma de se relacionar com ele. Essa mudança chegou também no mercado de moda, pois hoje o desenho técnico e o design de superfície são criados em programas específicos. O computador se tornou, portanto, um facilitador e acelerador de resultados plásticos, capaz de gerar obras de forte impacto visual, em que esta transcendência digital, acaba por escapar a tamanha complexidade do processo.

 A Interação Humano-Computador (IHC) altera o processo de desenvolvimento e a relação entre o designer e o projeto, que já não é mais feito da maneira tradicional. A própria interatividade possibilitada pelo meio digital muda a forma de compreensão e percepção do trabalho.

O desafio agora é estabelecer um meio eficiente de comunicação e interação com o ambiente imaterial. Neste território extraordinário, assiste-se uma profunda alteração da relação de trabalho. No universo de projetos em design que cria desenhos, por exemplo, a manipulação do traço, o domínio das tintas sobre o suporte adequado, a utilização do pincel ou da caneta foram transpostos para o pixel e para o mundo imaterial. Isso alterou o processo cognitivo e psíquico-sensório. A produção está baseada nas interfaces computacionais que tem o papel de facilitar a interação do usuário com o objetivo de promover a comunicação.

Muitos são os programas e aplicativos voltados para este fim. No universo da moda os principais softwares são utilizados para desenvolver modelagens e para projetos de produto voltados para o desenho técnico e de design de superfície, como por exemplo o Audaces Moldes e Audaces Idea.

Abaixo exemplo de estampa e projeto de produto elaborado com recurso digital:

 

 

 

 

Saiba mais:

Descentralização da mídia impacta a moda
Previsão de tendências de moda com o Google: um novo percurso
Transmídia: novas estratégias de marketing na moda

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *