Moda sustentável: mercado e consumidor estão preparados?

A produção de vestuário é uma das atividades que causam grande impacto ao meio ambiente, seja pelo desperdício de matéria-prima, fast fashion, entre outros. Atualmente a moda não está adaptada a um movimento crescente que ganha mais adeptos a cada dia, o da sustentabilidade, o que leva ao questionamento: é possível ter uma moda sustentável? É possível desenvolver ações dentro da moda que não agridam o meio ambiente?

A gerente de Atividade Finalística do Senai Paraíba, Heteu Brito, aborda este tema em entrevista exclusiva dada ao Clube Audaces. Heteu é graduação em Design pela Universidade Federal do Paraíba, possui Pós Graduação em Marketing pela Universidade Estadual da Paraíba.
 

Você acredita que os consumidores estão mais conscientes e buscam adquirir uma moda mais sustentável?
Heteu Brito – Acredito que os consumidores estão mas conscientes em relação a buscar produtos sustentáveis, no entanto não estão preparados para pagar mais caros por esses produtos.

É possível afirmar que existe uma moda sustentável?
Heteu Brito – Existe sim, mas ainda é um universo muito pequeno ante toda cadeia da Moda. A moda sustentável é muito complexa, pois trabalha toda cadeia produtiva, partindo da metodologia de produção da matéria-prima até o produto final. Em nenhuma dessas etapas deve prejudicar o meio ambiente.

Quais as principais características de uma moda sustentável?
Heteu Brito – A principal característica se refere ao Processo Produtivo que não deve prejudicar o meio ambiente. O que não deve excluir as boas condições e qualidade de vida do trabalhador.

O fast fashion se destaca pela produção rápida e contínua de novidades. Na sua opinião, a onda de sustentabilidade pode afetar empresas que tenham produção fast fashion?
Heteu Brito – Acredito que seja ainda muito difícil. Porque a Moda sustentável inclui processo de produção que ainda é muito lento e existe em pequena escala. Outro ponto é o custo final das peças.

Que dicas você daria para empresas que tenham interesse em partir para uma produção de moda mais sustentável?
Heteu Brito – Pesquise muito antes de iniciar qualquer processo.

Na sua opinião, os produtos de moda confeccionados com base em uma produção mais sustentável tem um valor diferenciado?
Heteu Brito – Sim, por causa de todo processo de produção, onde muitas vezes são inseridas etapas não existentes ou diferenciadas nos processos convencionais. Claro que essa afirmação não é regra para todos os processos e produtos sustentáveis.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *