Moda Streetwear: inspiração para todas as idades

Lucía Andrea Vinatea Barberena
Designer, antropóloga e empresária de moda

 

Há duas teorias para o surgimento da Moda Streetwear. Alguns apontam para a Inglaterra, onde os jovens burgueses buscavam um estilo mais enérgico que o dos seus pais. Eles então se inspiraram no Rei Eduardo VII, usando calças justas e casacos acinturados com lapela de veludo.

Já os jovens da classe operária inglesa, chamados de Teddy Boys, começaram a vestir casacos grandes, escuros e cheios de botões, acompanhados de calças jeans justas e camisas engomadas combinando com coletes e gravatas finas. Usavam também sapatos de sola emborrachada.

A outra teoria sobre a origem da Moda Streetwear nos remete à década de 1980, nos Estados Unidos, quando um designer de pranchas chamado Shawn Stussy começou a transferir seus desenhos personalizados para camisetas, fazendo muito sucesso. Surgiram, assim, as marcas de surf como conhecemos hoje: de pequeno negócio, tornou-se um caso global. Este estilo logo caiu no gosto das celebridades, especialmente no meio do hip hop.

.

moda-streetwear-inspiracao-audaces-imagem1

Teddy Boys. Fonte: edwardianteddyboy.com

.

moda-streetwear-inspiracao-audaces-imagem2

Moletons Shawn Stussy. Fonte: global.rakuten.com

.

Skateboard is not a crime

O skate é muito mais que um esporte, é um estilo de vida. Durante muito tempo o skate foi marginalizado. Mas, hoje, muito mais aceito, conquistou até mesmo marcas como Céline e Marc Jacobs que, diga-se de passagem, desenhou tênis para a marca Vans – uma das mais influentes do Streetwear.

Fundada faz mais de 50 anos, a marca acompanhou a evolução da história do skate. Inicialmente produzia apenas tênis, mas hoje trabalha com uma série de produtos que representam a alma da Moda Streetwear: a junção do estilo skatista com as tendências de moda atuais.

.

moda-streetwear-inspiracao-audaces-figura3

Vans x Marc Jacobs. Fonte: marcjacobs.com

 

Japão

A Moda Streetwear é tão global que no Japão temos dois dos mais destacados designers do estilo. Hiroshi Fujiwara conheceu o hip hop nos anos 1980, em uma viagem à New York. Tornou-se um dos primeiros DJs Hip Hop no Japão, e também um designer Streetwear globalmente influente. Assinou coleções para Nike e Levis.

Nigo também é japonês, designer e DJ Hip Hop. Começou com a criação da marca Bape e, logo em seguida, Billionaire Boys Club e Ice Cream Footwear junto ao astro Pharrel Williams. Kanye West é outro grande fã de Nigo, que o ajuda em seus negócios de moda.

.

moda-streetwear-inspiracao-audaces-imagem4

Hiroshi Fujiwara x Nike. Fonte: highsnobiety.com

 

moda-streetwear-inspiracao-audaces-imagem5

Nigo. Fonte: highsnobiety.com

.

O quê não pode faltar

Com a infinidade de marcas e referências culturais, as possibilidades de combinações de peças da Moda Streetwear são infinitas. No entanto, algumas peças são mais representativas do universo Streetwear. São elas:

  • Calças jeans
  • Camisas
  • Moletons
  • Tênis cano alto
  • Bonés aba reta
moda-streetwear-inspiracao-audaces-figura6

“Let´s do some hip hop”. Fonte: lookbook.nu

 

moda-streetwear-inspiracao-figura7

“23”. Fonte: lookbook.nu

 

moda-streetwear-inspiracao-audaces-imagem8

“Hip & Hop”. Fonte: lookbook.nu

 

moda-streetwear-inspiracao-audaces-figura9

“Work hard play hard”. Fonte: lookbook.nu

.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *