Matéria-prima da indústria têxtil: fios têxteis e tecidos

Principal matéria-prima da indústria têxtil, o tecido é também fonte de inspiração. É por meio dele que as ideias propostas para a coleção serão transformadas em produtos do vestuário.

Conforme dados divulgados na Cartilha de costurabilidade, uso e conservação de tecidos, é o entrelaçamento dos fios que promove a construção do tecido, valorizando sua beleza e gerando características que influenciam no desempenho da costura.

Esses entrelaçamentos ou ligamentos dos fios em tecidos planos, isto é, fios de urdume (comprimento do tecido) e fios de trama (na largura do tecido) determinam as propriedades que podem não só oferecer aspectos estéticos, mas também características específicas para as diversas aplicações.

Reprodução

Reconhecimento do direito e do avesso nos tecidos

Em alguns casos o reconhecimento do direito e do avesso de um tecido é bem simples. É o caso dos estampados, por exemplo. Em outros casos é necessário usar o bem senso. A cartilha traz, também, alguns critérios que podem facilitar no reconhecimento do avesso do tecido:

– Enrolamento do tecido: o avesso do tecido normalmente fica para fora no rolo.

– Brilho: tecidos sedosos apresentam em seu lado direito um maior brilho.

– Ourela: quando o nome do produtor do tecido está na ourela de forma estampada este é o lado direito, quando está na forma bordada ou tecida, esse é o lado direito.

– Tato: o lado mais liso é o direito e o mais áspero é o avesso.

– Trama: normalmente o urdume é mais visível no lado do avesso.

– Rendados: os relevos na renda indicam o lado direito do tecido.

Em função de sua importância para o segmento, é fundamental que todos os profissionais envolvidos no planejamento do processo produtivo da confecção conheçam as principais características dos tecidos, sua classificação e propriedades de caimento e adequação.

Para facilitar o acesso a este conhecimento, hoje começamos uma série de posts que devem abordar temas referente à matéria-prima da indústria têxtil: fibras têxteis, tipos de tecidos, entre outras características.

Fonte: Cartilha de costurabilidade, uso e conservação de tecidos/Comitê TexBrasil Decor.

 

Leia mais:

 Indústria têxtil: matéria-prima pode ser natural ou química

 Têxteis inovadores: mercado promissor para a indústria têxtil

 Sustentabilidade na indústria têxtil

 Linha de produção têxtil: layout e balanceamento

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *