Marketing de moda fortalece a imagem da marca

Empresas que atuam no setor da moda precisam criar coleções novas e conhecer as tendências de cada estação do ano para atrair o público. Neste mercado efêmero, a correria diária das confecções para se destacarem é visível e algumas delas conquistam espaço neste mercado pela qualidade dos produtos e pelo investimento em marketing de moda. A consultora da Federação das Industrias de MG e especialista em Gestão Estratégica e Marketing de Moda Clícia Ferreira Machado abordou a importância dessas empresas investirem em ações de marketing e comunicação.

O que é Comunicação de Moda?
Clícia Machado 
– De modo geral, a comunicação de moda ainda é percebida, por grande parte das empresas, por seu papel mercadológico – papel que é desempenhado, quase que exclusivamente, pela publicidade e propaganda. A comunicação de moda, contudo, abarca múltiplas formas e ferramentas que se interagem para criar, desenvolver e fortalecer a imagem de moda da marca, estreitar relacionamentos e influenciar o processo de decisão de compra. A comunicação de moda eficaz utiliza técnicas de comunicação avançadas para assegurar às marcas de moda notoriedade e prestígio.

Como a comunicação de moda pode contribuir para consolidar uma marca no mercado fashion?
Clícia Machado
 – Através da adoção de ações eficazes que tornem claro e/ou reforcem o posicionamento da marca, assegurem a lembrança da marca, configurem e/ou alterem percepções sobre a empresa/marca, reforcem atitudes positivas por parte do consumidor, viabilizem o diálogo saudável entre empresa e públicos, ressaltem os diferenciais de produto e serviços, capturem a atenção do consumidor, criem afinidades com os clientes, permitam aos públicos promover associações à marca.

Neste mundo cada vez mais digital no qual estamos vivendo, é possível ainda pensar em uma comunicação que não abranja a área digital?
Clícia Machado
 – Já não é mais possível, uma vez que a comunicação digital é sinônimo de engajamento, relacionamento, presença; no entanto, por se tratar de um tema e prática, relativamente novos no Brasil, é preciso ter bastante atenção e cuidado em relação ao planejamento e implantação das ações, pois ainda há muito o que aprender nesse campo. A inexperiência e o desconhecimento das ferramentas de comunicação digital podem gerar ações equivocadas, o que seria negativo à perspectiva estratégica das organizações.

Quais as principais características de uma boa estratégia de comunicação de moda?
Clícia Machado
 – Uma boa estratégia de comunicação de moda, entre outras, possui as seguintes características:

  • considera a fluidez, instabilidade e efemeridade do mercado;
  • é suficientemente flexível para permitir alterações/adequações, caso necessário e de acordo com as mudanças que venham a ocorrer no ambiente;
  • monitora constantemente o ambiente interno, externo, micro e macro da empresa;
  • considera e analisa em profundidade o mercado, os clientes e a concorrência;
  • está conectada aos objetivos macros da empresa;
  • possui objetivos específicos claramente definidos;
  • pauta-se pela criatividade;
  • faz uso de ferramentas de avaliação e controle;
  • orienta os processos de relacionamento da empresa com seus stakeholders;
  • contribui para assegurar competitividade empresarial;
  • trabalha a favor da reputação e do fortalecimento da imagem de moda da marca.

Como as marcas podem fidelizar o cliente?
Clícia Machado 
– Primeiramente, é preciso repensar o conceito de fidelização. A ideia de fidelizar pautada em manter clientes para a vida toda é utópica. Fidelizar, atualmente, significa criar, medir e gerenciar valor para o cliente, a fim de promover vínculos sólidos que assegurem a continuidade das relações (rentáveis) entre empresa e cliente, visando o maior tempo possível.
Para fidelizar clientes é imprescindível que as empresas: conheçam bem o cliente, possuam canais de comunicação eficazes, cumpram promessas, promovam diferenciais em produtos e serviços, estabeleçam vínculos com o cliente (sobretudo, vínculos emocionais).

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *