Webinar: contribuição das tecnologias na inter-relação entre as áreas de criação e produção de vestuário

A falta de conhecimento e compreensão do que cada setor faz exatamente em uma empresa de moda gera diversos ruídos entre as áreas, o que pode afetar diretamente a qualidade das produções e os lucros da empresa. Para que esses problemas não se desenvolvam, é fundamental entender o negócio como um todo e que todos (colaboradores e diretoria) estejam em perfeita sintonia.

– Quando o departamento comercial entende um pouco do fluxo da empresa e da capacidade produtiva dela, ele saberá conversar melhor com o seu cliente e oferecer mais opções. Já se o setor operacional (criação e modelagem) entende as exigências deste cliente, ele compreenderá um pouco mais as suas necessidades e poderá fazer um detalhamento do produto melhor para que ele gere mais lucros – sintetiza Luciane Ropelatto, professora de graduação e pós-graduação em Design de Moda da Univali.

Luciane Ropelatto trouxe justamente essa necessidade de sintonia e sinergia entre as áreas para o webinar gratuito “Contribuição das tecnologias na inter-relação entre as áreas de criação e produção de vestuário”, realizado pela Audaces no mês de março.

Em meia hora de vídeo, ela aborda principalmente as relações entre os setores produtivos de uma empresa de moda (criação, modelagem e produção) e como se pode minimizar as falhas mais comuns na comunicação. A palestra é repleta de exemplos práticos!

A tecnologia como importante facilitadora na comunicação entre setores

Uma das dicas para facilitar a comunicação entre os setores de uma empresa de moda e melhorar o entendimento do trabalho como um todo é disseminar conhecimento entre os colaboradores. Cada área deveria entender, no mínimo, das atividades desempenhadas por outras equipes que a afetam diretamente.

Um ótimo exemplo é na escolha de um tecido. Os profissionais responsáveis pela criação têm de ter em mente o comportamento, o caimento e as restrições técnicas que a escolha de um tecido pode apresentar na parte de modelagem antes de escolhê-lo. Assim como a área de modelagem deve prestar atenção redobrada aos detalhes de volumes, linhas internas e bainha apresentados para a criação antes de otimizar a utilização de um tecido e criar os moldes.

E é aqui que Luciane Ropelatto traz o pulo do gato e mostra como o conhecimento de maquinário disponível, dos softwares utilizados por cada área e da capacidade técnica das equipes envolvidas em manejá-los pode ser um diferencial produtivo dentro de uma empresa. É otimização de tempo, melhoria na qualidade e precisão na criação de uma coleção.

Gostou do assunto? Entenda mais no webinar “Contribuição das tecnologias na inter-relação entre as áreas de criação e produção de vestuário”! Aproveite que ele é gratuito!

Uma resposta para “Webinar: contribuição das tecnologias na inter-relação entre as áreas de criação e produção de vestuário”

  1. Lucimara Sônia Pedroso disse:

    É maravilhoso o mundo Audaces de possibilidades ao nosso setor têxtil. Temos que estar abertos a cada dia mais para o novo, e descobrir como descomplicar os processos e ganhar tempo, assim podendo estar a frente, sempre.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *