Inspirações Retrô com o seriado The Nanny

Por Lucía Andrea,
Designer, antropóloga e empresária de moda

O seriado The Nanny é um clássico dos anos 1990, ambientado em Nova Iorque. Conta a história de uma vendedora de cosméticos pobre e extravagante que consegue um emprego como babá em uma família rica e peculiar. Além da genialidade dos personagens e do humor fino dos roteiros, o que certamente ficou guardado na memória foram os figurinos exuberantes (e agora retrô) da personagem principal, Fran Fine.

Inspirações Retrô

Fran Fine. Fonte: vogue.com

Confesso que quando eu assistia The Nanny, lá pela década de 90, achava os figurinos de Fran incrivelmente escandalosos, mas só. No entanto, foi mais recentemente, quando resolvi fazer um revival desse seriado tão legal, que finalmente percebi que seus figurinos eram algo fora de série! Comecei a pesquisar e descobri que Fran era tão maravilhosa que só usava labels famosíssimas! Episódio após episódio, desfilava com Moschino, Marc Jacobs, Courrèges e por aí vai a lista.

Para alegria dos fãs desse seriado super-retrô, existe uma conta de Instagram chamada “whatfranwore”, que quer dizer “o que Fran vestiu”. A dona da conta, Shanae Brown, pesquisa os figurinos de Fran e sinaliza sua procedência. Para isso, conta com revistas de moda, internet, brechós, e, claro, uma boa ajudinha dos seguidores da conta.

Inspirações Retrô

Screenshot de uma postagem da conta “whatfranwhore”. Fonte: instagram.com

A autora da conta “whatfranwhore” recomenda, inclusive, para aquelas fãs que queiram se vestir “à la Fran Fine”, para apostarem em uma blusa preta, que pode ser de gola alta, e uma minissaia ou calça skinny com estampa maluca. Segundo ela, esse visual é a marca registrada de Fran!

Inspirações Retrô

Fran usando uma blusa de gola alta e uma saia Harlequin de Todd Oldham. Fonte: universoretro.com

O figurino do seriado é tão épico que a revista Vogue escreveu um artigo em homenagem à babá mais charmosa e retrô da televisão. A revista a define como “maximalista”, fazendo um trocadilho com “minimalista”, já que Fran é realmente o oposto de minimal. Sua rival na série, CC Babcock, frequentemente a acusava de “brega”, mas é claro que nós não concordamos, não é? Afinal, CC só sabia vestir terninhos beges sem sal. Mas quem realmente mora no meu coração é a avó de Fran, Yetta. Além de ser um personagem absolutamente hilário, suas roupas metálicas e brilhosas desafiavam a realidade!

Inspirações Retrô

Avó Yetta. Fonte: buzzfeed.com/jessicalima

Ainda segundo a Vogue, o ponto máximo de realização estilística da personagem Fran foi seu vestido de casamento de US$ 12 mil. Mas Fran estará para sempre em nossa memória sentada na mesa do escritório do seu patrão, Maxwell Sheffield, usando sua blusa de gola alta, mini saia, meia calça e botas acima do joelho. Essa é a Fran que conhecemos e que para sempre nos encantará!

Inspirações Retrô

O dia do casamento de Fran. Fonte: br.pinterest.com

 

Fontes de Pesquisa

– Universo Retrô

– Vogue

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *