A importância e o prazer de fazer um curso de corte e costura

Por Lucía Andrea
Designer, antropóloga e empresária de moda

 

Você já pensou no quanto saber costurar pode mudar a sua vida para melhor? Ao menos, comigo, foi assim. Apesar de descender de uma vasta linhagem de costureiras e de ter crescido em meio a tecidos e linhas, ironicamente, não foi em casa que aprendi a costurar.

Na verdade, confesso, eu não queria aprender. Mas, depois de fazer uma faculdade de design industrial e trabalhar com moda, me vi frustrada em diversos projetos justamente por ter que depender de terceiros para a parte da costura. Foi assim que decidi investir na formação de corte e costura.

A maioria das faculdades de moda incluem corte e costura no currículo, mas, se você vem de áreas correlatas ou simplesmente busca aprofundar seus conhecimentos, há diversas opções de cursos no Brasil, sejam presenciais ou virtuais.

Eu, pessoalmente, fiz o curso Costureiro do Senac, com duração de um semestre. Foi maravilhoso. A grade era dividida entre modelagem, corte e costura de tecidos planos, e saí de lá me sentindo bem preparada. Posteriormente fiz um curso de aperfeiçoamento em costura de tecidos de malha e, logicamente, continuei praticando.

Agora, o céu é o limite. Roupas, bolsas, acessórios e cortinas não me intimidam mais. Bainhas e ajustes então, quem dirá. A costura é mais do que apenas saber operar as máquinas, na verdade tem muito a ver com planejamento, técnica e até visão espacial. Mas há quem diga que, além disso, costurar é terapêutico e relaxante, e eu assino embaixo.

E, mesmo que você vire um empreendedor de sucesso e acabe precisando terceirizar e/ou automatizar seus processos, é de suma importância que você tenha ao menos noções de corte e costura. Afinal, como gerir uma empresa sem conhecer uma das partes mais cruciais da produção?

Selecionei aqui três opções relacionadas com a formação de corte e costura, para todos os gostos: presencial, virtual e um site com dicas imperdíveis de costura. Optei por essas alternativas devido ao seu reconhecimento, qualidade e possibilidade de acessar em todo o Brasil. No entanto, nada impede que você procure um outro curso, talvez menor e que se adeque aos seus horários e orçamento. Nesse caso, recomendo fazer uma visita ao local, verificar a estrutura (uma máquina de costura por aluno é o ideal), conversar com o professor… O importante mesmo é aprender!

corte-e-costura-1

Apetrechos de costura. Fonte: revistaartesanato.com.br

 

1. Senac

A carga horária do curso de costura do Senac varia de Estado para Estado, mas os cursos são presenciais. Eu fiz o meu curso no Senac de Santa Catarina e o resultado superou todas as minhas expectativas. A instituição é séria e com uma estrutura impecável. E o mais legal é que o Senac possui também um programa de gratuidade para vários cursos! Vale a pena tentar!

Site do Senac: www.senac.br

corte-e-costura-cursos2

Sala de aula do Senac São Paulo. Fonte: sp.senac.br

 

2. Eduk

A Eduk já é bem conhecida pelos seus cursos online e referência em ensino à distância. Eu fiz alguns cursos de aperfeiçoamento com eles e gostei bastante da interface. A vantagem dos cursos online é que você poupa todo o deslocamento até a escola e, em teoria, você pode estudar de onde quiser. É importante lembrar que, para a costura, é necessário possuir certa estrutura: máquina, mesa de corte, tesoura e papel para moldes.

Site do Eduk: www.eduk.com.br

corte-e-costura-cursos3

Chamada de um dos inúmeros cursos da Eduk. Fonte: eduk.com.br

 

3. Super Ziper

Acho que esse é meu site preferido quando preciso de inspiração e dicas infalíveis de costura. As meninas do Super Ziper sabem fazer, basicamente, de tudo. E muito bem feito. Os assuntos são os mais diversos possíveis: desde forrar botões até plastificar tecidos. Vale a pena dar uma olhadinha.

Site do Super Ziper: www.superziper.com

corte-e-costura-cursos4

Post do Super Ziper ensinando a costurar capas de travesseiro. Fonte: superziper.com

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *