Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

27/12/2013

Importância da peça-piloto na confecção de roupas

Uma das etapas mais importantes da produção de vestuário é sem dúvida o desenvolvimento da modelagem planificada de uma peça. Com os moldes prontos, inicia-se a etapa da fabricação da peça-piloto, que é um protótipo de um modelo que, após aprovação, seguirá para a produção em grande escala. É nesta etapa que são verificados e apontados os problemas na modelagem da peça.

A importância da peça-piloto pode ser verificada em todo o processo de confecção de um modelo, pois a partir do seu desenvolvimento é possível conhecer o tempo de produção, do uso dos maquinários e equipamentos. Também têm-se um cálculo da quantidade de materiais e aviamentos necessários para a fabricação em larga escala.

Outra importância da peça-piloto é o fato dela proporcionar aos colaboradores da empresa o entendimento da fabricação do produto e seu processo de produção, reduzindo as chances de erros e atrasos na fabricação. O protótipo também é utilizado para avaliar a viabilidade de produção, se o custo é equivalente aos preços do mercado, se o modelo possui bom o caimento e vestibilidade. Ao serem identificados defeitos no modelo eles são corrigidos na modelagem e uma peça-piloto nova é costurada.

Durante a produção de uma peça-piloto, as confecção podem chegar a fabricá-la inúmeras vezes até conseguir atingir um resultado final de viabilidade comercial e estética. Vale destacar que a importância da peça-piloto se traduz pelo fato de reduzir consideravelmente os erros produtivos e, por todos os motivos citados acima, o protótipo é essencial para a indústrias de confecção de vestuário.

Fonte
Artigo “A Importância da Peça Piloto na Indústria de Confecção do Vestuário”

Saiba mais…
Peça-piloto: garantindo a perfeição da peça 
– Função da peça-piloto para a modelagem
Pré-custo da peça: processo de criação de moda e viabilidade econômica
 

4 respostas para “Importância da peça-piloto na confecção de roupas”

  1. Cibelle disse:

    Gostei muito das informações porque desenvolvo peça piloto e o máximo de conhecimento é bom amo esse processo

  2. Eliane Gabriel disse:

    Gostaria decdesebvolver um vaso para plantas de tecido reciclável.Tenho tecido e a máquina mas não tenho a peça piloto e quem pilote a máquina.Gostaria de uma orientação,Grata,

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces