Ilustração de Moda: dos anos 1930 até os anos 1990

Por Lucía Andrea
Designer e empresária de moda

 

A ilustração de moda não se restringe apenas a uma ferramenta técnica de sua área. É, na verdade, uma expressão artística como tantas outras, fazendo parte do contexto social e histórico de cada época. A prova disso é que ela já foi influenciada por movimentos artísticos como Art Noveau, Art Déco e Surrealismo e até por artistas como Matisse, Dalí e Toulouse Lautrec.

 

Na segunda metade do século XX, o advento da fotografia tirou parte do espaço da ilustração de moda, que, por sua vez, precisou se reinventar para caber nesse novo contexto histórico e social repleto de novas tecnologias e costumes. Esta mudança abriu um novo leque de atuação aos ilustradores de moda, que ainda na atualidade inventam e inovam na área.

 

Anos 30

Nos anos 30 a figura de moda feminina ganhou formas mais suaves e realistas se comparadas àquelas dos anos 20. Esse é um movimento que acompanhou a moda como um todo, já que houve um reação de tentar retornar à moda mais feminina e delicada da Belle Époque, tão abruptamente interrompida com as criações andróginas dos anos 20.

 

Ilustradores de moda que se destacaram durante esta época foram: Carl Erikson, Cecil Beaton, Marcel Vertes, Francis Marshall, Ruth Grafstrom e René Bouet-Willaumez.

 

Ilustração de Carl Erikson. Fonte: tinaperlmutter.com

 

Ilustração de Cecil Beaton. Fonte: room8.com.br

 

Anos 40

Durante os anos 40, em consequência da Segunda Guerra Mundial, muitos estilistas e ilustradores de moda migraram da Europa aos Estados Unidos, transferindo, de certa forma o pólo da moda para o Novo Mundo. René Bouche se destacou nos Estados Unidos, mas na França, René Gruau fez sucesso ao ilustrar os trajes do "New Look" de Christian Dior.

 

Ilustração de René Gruau. Fonte: kikayis.blogspot.com

 

Ilustração de René Gruau, para o "New Look" de Dior. Fonte: mais20min.com.br

 

Anos 50

Com o avanço da fotografia, o uso da ilustração de moda começou a decair. Como consequência das diversas tecnologias desenvolvidas durante a guerra, novos materiais foram introduzidos ao mercado de moda. Os ilustradores foram desafiados então a representar velcro, lycra e diversos materiais sintéticos antes inexistentes. Destacaram-se Dagmar e Kiraz, um ilustrador autodidata nascido no Cairo que migrou a Paris.

 

Ilustração de Kiraz. Fonte: famososfotografos.blogspot.com

 

Anos 60

Durante os anos 60, o fotógrafo tornou-se mais importante que o ilustrador de moda, obrigando os ilustradores a se reinventarem. As poses, antes recatadas e contidas, passaram a ser provocativas e dinâmicas, para caberem no contexto da cultura da juventude, onde o ideal era ser jovem, despreocupado e descomprometido. O ilustrador ícone desta época foi Antonio Lopez.

Ilustrações de Antonio Lopez. Fonte: verlanga.com

 

Anos 70

A era da psicodelia e da arte pop trouxe muitas referências para a ilustração de moda da época, que ficou por conta de Lorenzo Mattotti, Mars Gustafson, Tony Viramontes e David Remfrey.

 

Ilustração de Tony Viramontes. Fonte: shethehuntress.com

 

Anos 80

Houve um ressurgimento da ilustração de moda, no estilo muito característico da época: ombros largos, maquiagem expressiva e poses teatrais. Os ilustradores que se destacaram foram Antonio Lopez, Zoltan, Gladys Perint Palmer e até o icônico pintor Fernando Bottero.

 

Ilustração de Gladys Perint Palmer. Fonte: gladysperintpalmer.com

 

Anos 90

A partir da década de 90, a ilustração retomou sua importância no mundo da moda e deixou de ser considerada a prima pobre da fotografia, mas sim uma rival à altura. Hoje há espaço para ambas técnicas, cada uma com suas pecualiaridades. A grande inovação dos anos 90 foram as ilustrações de moda computadorizadas. Destacam-se os ilustradores Brooks e Rounthwaite.

 

Ilustração de Rounthwaite. Fonte: enkil.org

 

Bibliografia

MORRIS, Bethan. Fashion Illustrator. Editora Cosac Naify.

 

Leia também:

O que é uma coleção de moda?

As Utilidades do Círculo Cromático na Moda

6 nomes da Ilustração de Moda Contemporânea

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *