Modelo de ficha técnica: descrevendo a peça para a confecção

Etapa fundamental da produção, o uso de um modelo de ficha técnica serve de base para diversos setores da confecção, como modelagem, pilotagem e PCP.

Na fase de desenvolvimento técnico do produto é escolhido um modelo de ficha técnica que deve ser preenchido com os  dados da peça. Neste documento, além do desenho técnico, o detalhamento descritivo do produto é disponibilizado – facilitando o trabalho de interpretação do modelo.

 

 

É  neste modelo de ficha técnica escolhido que todas as especificações da peça são disponibilizadas. Com os dados da ficha é possível fazer uma estimativa do material necessário para a confecção de uma determinada peça ou coleção, reunindo dados sobre a quantidade e tipo de tecido, grade de tamanhos, aviamentos, entre outros detalhes da peça. 

Também é na ficha técnica que o modelista encontra as informações necessárias para interpretar a peça, desenvolvendo a modelagem de acordo com a proposta do estilista ou designer. 

Abaixo, uma breve descrição de algumas informações que podem constar na ficha técnica: 

 

 

 

 

  • Cabeçalho: refere-se ao nome da peça, a coleção, a referência, a data, uma breve descrição e tudo o que pertinente à denominação do produto.

 

 

 

 

 

 

  • Desenho técnico do modelo: de frente e costa, se necessário lateral.

 

 

 

 

 

  • Dados dos materiais: podem ser divididos em principais e secundários, aviamentos e materiais de adornos em geral.

 

Outras informações podem ser disponibilizadas na ficha técnica, dependendo da necessidade e do perfil de cada confecção.  

Fonte: Clube Audaces/Desenho técnico: Vanessa Gonzato

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *