Ficha técnica completa de vestuário

A ficha técnica completa de vestuário é um documento que deve conter as especificações necessárias para a manufatura do produto, ou seja, todas as informações que são importantes para que o modelo entre em produção.

É importante lembrar que cada empresa deve elaborar uma ficha técnica completa de vestuário que se adeque melhor em relação aos:

– Produtos;
– Interesses da empresa;
– Necessidades dos setores produtivos internos e externos;
– Organização da produção.

A ficha técnica completa de vestuário é modificada ao longo do processo de desenvolvimento de produtos e vai recebendo as informações de cada etapa. No final do processo ela estará completa e pode ser arquivada, registrando o histórico dos modelos produzidos pela empresa.
 

Ficha técnica feita com o auxílio do Audaces Idea/ Reprodução

 

As autoras Leite e Velloso (2004), explicam que a “ficha técnica deve conter toda a memória descritiva do produto” e isso é importante para que as empresas mantenham os registros de sua produção e possam consultá-los com agilidade no caso de um novo pedido.

Pode-se dizer que inicialmente a ficha técnica completa de vestuário é um documento de amostra ou de solicitação de amostra. Esse nome pode variar dependendo da empresa, mas se refere às fichas que ainda não possuem todas as informações do produto, como por exemplo: o consumo, tipo de tecido, aviamentos necessários, pois o modelo está em fase de construção, elaboração da modelagem, ou seja, ainda não foi aprovada.

Após as etapas de modelagem e prototipagem, é possível obter informações mais precisas sobre o modelo, a ficha técnica recebe esses dados e vai ficando cada vez mais completa.
Com a aprovação da peça-piloto, definição de materiais e de fornecedores, é possível preencher a ficha técnica com detalhamento e precisão. Esta é a ficha técnica final que deve acompanhar a produção, contendo todas as informações.

Por Samira Troncoso
Designer de Moda e Professora na Feevale/ Novo Hamburgo (RS)

Referências
LEITE, A. S; VELOSO, M. D. Desenho técnico de roupa feminina. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004.

Leia também…
Modelo de ficha técnica: descrevendo a peça para a confecção
Peça-piloto: garantindo a perfeição da peça
– Ficha técnica de moda: da modelagem à produção
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *