Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/09/2015

Ferramentas de desenho técnico de moda que auxiliam na criação de modelos de forma mais rápida

Você leva muito tempo para fazer um desenho técnico? Faz de forma manual, no papel, ou por meio de um sistema de desenho assistido por computador? Seja qual for o caso, saiba que é possível tornar ainda mais rápido o trabalho de criação de modelos com o auxílio de ferramentas de desenho técnico de moda. E como isso é possível? Com o uso de um sistema específico para o design de moda.

Antes de tratarmos propriamente das funcionalidades que tornam a etapa de criação de roupas mais ágil, vale lembrar que o desenho estilizado ou croqui no papel é o caminho natural de quem começa a pensar em criar peças de vestuário. Aos poucos esse tipo de representação gráfica passa a ser feito em sistemas computadorizados também. No entanto, quando se fala de desenho técnico, a criação em sistemas informatizados tem se tornado um diferencial. Isso por causa da facilidade no desenvolvimento dos desenhos técnicos de forma rápida e da melhoria na comunicação das informações técnicas sobre a peça de roupa a ser produzida. Esse método avançado reduz, assim, as falhas nas etapas seguintes do ciclo de desenvolvimento da peça de vestuário.

Descubra as vantagens de utilizar ferramentas de desenho técnico de moda

Como você pode perceber, essa evolução na criação de roupas é normal, da mesma forma que ocorreu em outras áreas. Por exemplo, a máquina de escrever deu lugar ao computador, e a máquina de costura a manivela foi praticamente substituída pela máquina de costura elétrica. Igualmente, o desenho de moda no papel aos poucos dá lugar ao desenho de moda computadorizado.

Nesse sentido, para que a indústria do vestuário consiga acompanhar a velocidade do mercado de moda e ser competitiva, ela precisa utilizar alguns sistemas computadorizados que possuam ferramentas de desenho técnico de moda e, assim, permitir maior liberdade e agilidade aos estilistas.

Já imaginou o trabalho que o designer de moda tem para reproduzir no papel uma grande variedade de cores? Ou, então, a demora que existe para se desenhar um manequim e uma peça de roupa em um sistema de CAD comum, ou seja, não específico para a área de moda? Se você já vivenciou alguma dessas situações, deve notar a importância que ferramentas de desenho técnico de moda têm para tornar a criação de coleções mais rápida e com qualidade.

O Audaces Idea, software próprio para a área de moda que faz parte da multissolução Audaces 360, oferece um acervo de manequins, com medidas proporcionais ao corpo humano. Logo, o estilista ou designer de moda não precisará começar o desenho do zero, ou seja, primeiro construir o manequim e depois as peças de roupa. Além disso, ele pode editar as medidas do manequim, de acordo com as suas necessidades.

Entre as ferramentas de desenho técnico de moda presentes no Audaces Idea está a de inserção de costura, que serve para o designer indicar qual tipo de costura deve ser usado na peça e, assim, facilitar a interpretação do modelo na modelagem e a execução da peça na etapa de produção propriamente dita. Como o Audaces Idea oferece um acervo de costuras pré-definidas e também permite que o estilista crie suas próprias costuras e salve no acervo (o que possibilita a reutilização do tipo de costura criado), o designer economiza tempo e pode aproveitá-lo para fazer um desenho com maior qualidade.

Veja, no vídeo, a seguir, um exemplo de inserção de costura no desenho técnico de moda

 

Outra funcionalidade do Audaces Idea, que torna o trabalho de criação mais ágil, é a ferramenta de inserção de estampa. Esse recurso permite inserir de forma rápida a estampa corrida ou localizada, com diversos tipos de repetições da estampa, possíveis de serem editadas facilmente.

Mais um trabalho que consome tempo se for feito para cada peça é o desenho dos aviamentos, como botões, laços, entre outros. Já imaginou ter que fazer um por um, para cada criação? No Audaces Idea, a ferramenta de formas personalizadas oferece um acervo de formas que podem ser utilizadas pelo estilista para a criação dos aviamentos, como botões, laços, zíperes, cintos, etc. e que também podem ser editadas. Se o designer precisar criar uma nova forma, ele pode salvá-la no sistema e reutilizá-la quando quiser.

Como podemos perceber, o designer de moda pode tornar o processo de criação dos seus modelos mais produtivo e com mais qualidade, com a ajuda de ferramentas específicas para o desenho da moda, oferecidas pelo Audaces Idea. Afinal, se contarmos cada período economizado com o uso de formas prontas, já feitas pelo sistema, no fim das contas haverá uma grande economia de tempo e de esforço do profissional. Ele poderá utilizar este tempo para se conectar mais com a marca, tendências de moda e suas inspirações para criar as peças de roupa. Com isso, a confecção se tornará mais competitiva ao oferecer, com rapidez, novos modelos para os consumidores.

Leia mais:
Desenho técnico de roupa: qual sua função nas confecções
Pré-custo da peça: processo de criação de moda e viabilidade econômica
Como fazer Pesponto no Novo Audaces Idea

 

5 respostas para “Ferramentas de desenho técnico de moda que auxiliam na criação de modelos de forma mais rápida”

  1. Reiner Modro disse:

    sou consultor de empresas na área do vestuário. podem me dar acesso a mais informações?

  2. Andréia disse:

    Olá. Existe versão para sistema IOS Apple?
    Por gentileza, me enviem os valores para aquisição dos softwares.
    Obrigada!

    • tekoa disse:

      Olá, Andréia!
      Os sistemas Audaces foram desenvolvidas para plataforma windows. Porém, algumas empresas utilizam windows Virtual no Mac. Enviaremos informações de orçamento por e-mail.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

20/08/2019

Ganhe eficiência na modelagem de roupa com o Audaces 360

Escrito por Audaces

sala-de-corte-4.0

13/08/2019

Sala de corte 4.0: planeje e controle a sua produção com mais assertividade

Escrito por Audaces

08/08/2019

Conheça as previsões para a indústria da moda até 2025

Escrito por Audaces