Ferramenta Extrair moldes: como utilizar

Por Thais Marins Beloso

Hoje falaremos sobre a ferramenta Extrair moldes do sistema Audaces Molde, localizada na aba denominada Produção, onde encontramos diversas ferramentas que nos possibilitam criar moldes e inserir costuras, bainhas, pregas, pences e recortes.

extrair moldes

Imagem 1: Aba Produção e a ferramenta Extrair moldes

Esta ferramenta é importantíssima para o sistema, pois é ela que transformará elementos em moldes, uma vez que é capaz de identificar contornos e outras informações contidas no desenho.

Existem duas formas de se extrair um molde. A primeira é de forma manual, onde o usuário indicará cada parte do molde, e a segunda é a automática, onde o sistema identificará todo o contorno sobre o espaço indicado. É importante ressaltar que para se extrair um molde é necessário que todos os elementos estejam se encontrado, caso contrário, qualquer brecha neste contorno impedirá o sistema de criar o molde.

extrair moldes

Imagem 2: Ferramenta Extrair molde, a janela Definir Contorno e um exemplo de molde criado de forma automática

Para definir se o molde será criado de forma manual ou automática basta selecionar a opção correspondente no campo modo da janela Definir Contorno. Nesta mesma janela encontramos diversas outras opções de configurações: detectar graduação, piques ou linhas auxiliares. Em muitos casos, queremos extrair uma modelagem a partir de outra que já possuí graduação ou marcações internas. Ao habilitar essas funções o sistema automaticamente copiará estas informações para o novo molde detectado.

extrair moldes

Imagem 3: Ferramenta Extrair Molde, a janela Definir Contorno e um exemplo de molde criado a partir de um molde graduado

Outra opção que o sistema oferece é a função Compor contornos, onde é possível criar um molde a partir de sobreposições de contornos. Para que a ferramenta funcione, é necessário que o usuário selecione todos os contornos de forma manual e sequencial, pois só assim o sistema identificará o contorno externo do desenho e apresentará uma nova forma para o molde.

extrair moldes

Imagem 4: Ferramenta Extrair Molde, a janela Definir Contorno e um exemplo de molde criado com a opção Compor Contornos selecionada

Já a função “Detectar linhas auxiliares” deve ser utilizada em um molde já pronto e que possua uma linha auxiliar capaz de dividir o molde. Ao habilitá-la, o sistema entenderá a linha auxiliar como um novo contorno para o molde.

extrair moldes

Imagem 5: Ferramenta Extrair Molde, a janela Definir Contorno e um exemplo de molde criado com a opção Detectar Linhas Auxiliares selecionada

Quanto à função “Quebrar linhas auxiliares”, é utilizada quando se deseja criar um molde a partir de um outro que possua linhas auxiliares que ultrapassem a sua margem de contorno. Ao utilizá-la, o sistema identificará o contorno do molde e as linhas auxiliares internas e descartará “as sobras” dessas linhas.  

extrair moldes

Imagem 6: Ferramenta Extrair Molde, a janela Definir Contorno e um exemplo de molde criado com a opção Quebrar Linhas Auxiliares selecionada

Por último, temos a função “Converter primitivas em linhas auxiliares”, que possibilita extrair um molde e transformar elementos internos em linhas auxiliares. Para utilizá-la, basta selecionar o contorno do molde (pode-se utilizar o molde automático) e em seguida selecionar os elementos que irão compor as linhas auxiliares.

extrair moldes

Imagem 7: Ferramenta Extrair Molde, a janela Definir Contorno e um exemplo de molde criado com a opção Converter Primitivas em Linhas Auxiliares selecionada

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *