Enfesto de Tecido :como escolher o melhor tipo para o seu segmento?

Enfesto de tecido é a operação pela qual o tecido é estendido em camadas, completamente planas e alinhadas, a fim de que sejam cortadas em pilhas. Mas para este processo ser realizado de maneira correta, é necessário saber qual tipo de enfesto de tecido fazer, de acordo com o material têxtil utilizado, com os equipamentos disponíveis, com as necessidades da produção, entre outras questões, como a orientação do fio, o alinhamento de ourelas, etc.

Quando o enfesto de tecido é feito sobre uma mesa de corte, esta deve ser perfeitamente horizontal e ter 10% a mais de espaço para o manejamento das máquinas do corte. Se ocorrer uma falha neste processo, as peças poderão ser cortadas erradas, trazendo problemas para a sequência da produção.

Evite erros
Abaixo estão descritas algumas questões importantes que devem ser observadas para um correto enfestamento.

Alinhamento: O tecido deve ser alinhado, se possível, nas duas bordas. Caso não seja possível, deverá ser alinhado em um dos lados (ourela) na qual chamamos de borda ou parede.

Tensão: Deve ser evitada a tensão no tecido, pois após o corte as peças cortadas ficarão menores do que a modelagem.

Enrugamento: É necessário ajustar o tecido no topo das camadas, caso contrário provocará bolhas de ar dentro do enfesto ocasionando distorções no corte.

Corte de pontas: Cortar somente o necessário para evitar um maior consumo de tecido, controlando o desperdício nas extremidades.

Tipos e formas de enfesto de tecido
Existem diversos tipos e formas de se realizar o enfesto. Conhecendo-se as características do tecido, pode-se proceder da melhor maneira.

Tipos de enfesto de tecido
1) Enfesto Par (ziguezague ou acordeão):
Neste tipo de enfesto as folhas são dispostas direito com direito e avesso com avesso. Este sistema é o mais rápido, pois aproveita a ida e a volta. Neste método de enfestar resultam duas partes de cada peça, uma direita e uma esquerda.

2) Enfesto Ímpar ou Único (direito com avesso): Para este tipo de enfesto, cada vez que estender uma folha é preciso voltar ao início da mesa (do enfesto) para recomeçar a estender a folha seguinte, ou seja, a partir da mesma extremidade. Este método é mais oneroso uma vez que só é aproveitado a ida. Dele resulta uma parte de cada peça, direita ou esquerda.

3) Direto com direito em sentidos opostos: Alguns tipos de tecido, como o chenille e o veludo, precisam que a estendida seja iniciada sempre na mesma extremidade da mesa, mas com o sentido do tecido em direções opostas, para que o atrito entre as faces evite o deslizamento entre as folhas.

Métodos de Estender (enfestar)
1) Manual:
Feito sem nenhum equipamento especial, o tecido é puxado folha por folha por duas pessoas que dispõem o tecido sobre a mesa de corte. Pesado em termos de mão de obra, de qualidade geralmente baixa, particularmente para as malharias, onde provocam grandes problemas de estiramento.

2) Com suporte manual: O desenrolador é um suporte fixo na mesa. Poucas vantagens sobre o primeiro processo, a não ser a redução da mão-de-obra.

3) Carro Manual com alinhador de ourelas: Neste sistema o rolo de tecido é colocado em uma plataforma que percorre o enfesto. Muito melhor que o anterior, reduzindo problemas de esticamento.

4) Carro automático com cortador de peças e alinhador de ourelas: Utilizado em produções elevadas, ou seja, em enfestos altos e compridos. A velocidade varia entre 20 a 60 minutos. Leva sobre o anterior a vantagem de reduzir o desperdício nas pontas. Se for bem utilizado pode se conseguir variações de pontas inferiores a 0,5cm.

Tipo de tecido

Descrição

Exemplo

Sem sentido. Com direito e avesso.

Visto de ângulos diferentes tem a mesma cor e tonalidade.

Tecidos estampados

Sem sentido. Sem direito e avesso.

Visto de ângulos diferentes tem a mesma cor e tonalidade.

Tecido tinto

Com sentido. Com direito e avesso.

Visto de ângulos diferentes muda de cor e tonalidade, ou de posição do desenho.

Tecido barrado

Com pé. Com direito e avesso.

O tom, o toque ou o desenho modificam-se de acordo com a inclinação dos pelos, das felpas ou das estampas.

Tecido chenille.

Fonte: Cartilha de Costurabilidade, Uso e Conservação dos Tecidos.

Altura máxima do enfesto

Tecido

Quantidade de folhas

Índigo 14 OZ

100

Índigo 11 OZ

120

Sarja

140

Popeline

180

Lycra-lingerie

50

Helanca-lingerie

40

 

 

Leia mais: 

Enfesto manual pode ser feito de diferentes formas

Enfesto automático: agilidade e praticidade na produção

Tipos de Enfesto de tecido

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *