Encolhimento do Tecido: um controle de qualidade necessário nas confecções

Para garantir a qualidade do produto final, uma das etapas importantes no processo de confecção refere-se a testar o encolhimento do tecido, atuando como uma prevenção de erros e teste para que os modelos cortados neste tecido sigam o projeto idealizado.

Para realizar esta etapa, utiliza-se a técnica de pré-encolhimento, verificando que o encolhimento do tecido não ultrapasse 1%, seguindo as instruções de cada tipo de tecido. Esse processo pode causar manchas de água ou perda do brilho, portanto recomenda-se o teste em um retalho do tecido.
Em tecidos de lavagem a seco o cuidado deve ser maior. Umedeça o tecido e coloque-o para secar sobre uma superfície plana, sem pendurar. Finalize passando levemente o tecido pelo lado avesso.
Caso o tecido encolha é necessário realinhar a direção da trama do tecido depois dos testes realizados.

Observe que não existe uma tabela para o encolhimento do tecido, mas existe um percentual aceitável de encolhimento provocado pelo beneficiamento, de acordo com o entrelaçamento, o tipo de fibra e a qualidade do fio. Para tanto, é necessário considerarmos algumas questões, conforme abaixo.

1) Encolhimento retalho: o teste feito em um pedaço nem sempre representa o encolhimento de toda a peça do tecido devido a outros fatores.
2) Fabricação do tecido: no processo de fabricação do tecido, ao passar pela sanforização, existe uma alteração do residual de umidade no tecido.
3) Tecido nas confecções: o tecido nas confecções sofre alterações pelo empilhamento dos rolos de tecidos em fogueira e pela tensão de enrolamento nas revisoras (algumas confecções fazem revisão do tecido recebido), além de tensão do desenrolamento na enfestadeira.

Diante disso, o encolhimento do tecido depende muito de como este foi manipulado e dos processos a que são submetidos. A falta desse controle sobre o encolhimento pode acarretar sérios problemas nas etapas seguintes, como a peça pronta que poderá resultar em um tamanho menor do que o definido na modelagem.

Portanto, para reduzir este problema você deve fazer o controle de todas as etapas – armazenagem, enfraldadores, mesa para corte, máquinas de costura, número de pontos por centímetros, empilhamento das peças, entre outros.
 

 

Leia mais:

Você sabe medir a elasticidade da malha?
Encolhimento do tecido no Audaces 3D: como aplicar?
Critérios de classificação de tecidos quanto à qualidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *