Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/01/2013

Digitalização de moldes aplicada à modelagem plana e moulage

O processo de modelagem plana é composto pela criação do diagrama e desenvolvimento dos moldes. Nestes moldes o modelista coloca as informações pertinentes e necessárias à produção do produto ou digitalização do mesmo para enviá-lo para a plataforma CAD*.

No processo de desenvolvimento através da moulage, um manequim específico é utilizado na criação do modelo. Neste processo o modelista pode utilizar o americano cru ou malha para a execução do protótipo. O modelista tem a liberdade de desenvolver o modelo através da moulage livre ou moulage técnica – de acordo com o seu perfil e formação profissional.

Após a criação do modelo em tecido através da moulage, o modelista transfere o que foi desenvolvido no manequim para um papel mais resistente. Nestes moldes o modelista coloca as informações pertinentes ao molde, informações necessárias à produção ou digitalização, para que possa ser enviado à plataforma CAD.

O que os métodos de modelagem têm em comum? Nos dois casos a etapa final é a criação dos moldes em um material mais resistente. A empresa que possui CAD utiliza a digitalização no finalização do processo, com o modelista enviando a modelagem que foi desenvolvida para dentro da plataforma CAD, concluindo o processo com a ampliação dos moldes.

A digitalização é mais utilizada no final do desenvolvimento da modelagem plana ou da moulage. Para isso, o modelista deve estar com a modelagem pronta.

Neste post gostaria de apresentar a digitalização como meio e início do processo de modelagem, garantindo que a digitalização tenha um papel mais marcante no desenvolvimento do produto.

As figuras 1 e 2 (abaixo) apresentam os dois processos de modelagem: a moulage e a modelagem plana utilizadas para o desenvolvimento do produto.
 


Figura 1 – Molde desenvolvido através do método de moulage
 


Figura 2 – Molde desenvolvido através do método de modelagem plana e moulage

A próxima figura apresenta dois traçados, um em tecido e o outro em papel. Estes traçados serão fotografados no quadro e diagramados no Audaces Digiflash.

 

 


Figura 3 – Digitalização da moulage e da modelagem plana

Na figura abaixo é possível visualizar a imagem gerada no software de digitalização de moldes. Nesta plataforma, o modelista traça todas as partes do molde através das ferramentas curva, reta e ponto que o sistema oferece.

 

 

 

 


Figura 4 – Modelagem plana e moulage trabalhada e traçada no Audaces Digiflash

Após a realização do traçado, o modelista envia o arquivo à plataforma CAD.

 

 

 

 


Figura 5 – Após traçar as linhas do molde, o diagrama será levado para o Audaces Vestuário Moldes

Dentro do CAD o modelista cria os moldes, coloca costuras, piques, fio e as demais informações que o molde deve conter.

 

 

 

 


Figura 6 – O modelista deverá desenvolver os moldes usando as ferramentas que o software oferece

Desta forma o modelista poderá interagir de forma mais eficaz com o programa Digiflash, reduzindo o tempo no processo de criação da modelagem e ampliado o leque de utilização do software de digitalização – o que permite inovar no processo de modelagem utilizando a digitalização no inicio do processo de modelagem.

É importante salientar, no entanto, que esta metodologia deve contar com o bom senso e discernimento do modelista, que precisa definir quando e onde ele deve ser utilizado.

* CAD é a sigla para a expressão inglesa "Computer Aided Design", traduzida como Desenho auxiliado por computador.

Por Dênis Fortunato Fraga
Professor de Tecnologia em Design de Moda no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces