Dicas de manuseio de couros e peles

Por Francys Saleh

Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

 


Imagem: Divulgação

                Você sabe como confeccionar roupas e acessórios com materiais como couros e peles? Saiba que estes materiais necessitam de um planejamento em relação aos moldes e certo cuidado no manuseio. Eles não ve?m em extensos rolos, como os tecidos, e variam de acordo com o tamanho do animal de origem. Imagine o tamanho das peças de molde, voce? pode precisar fazer mais costuras em uma roupa se as peles forem pequenas demais.
 

E? mais fácil fazer costuras do que pences, por isso, considere como posicionara? suas costuras. Ao escolher as peles, verifique se ha? defeitos, ralos e furos a serem contornados. Também compare as peles para verificar a correspondência de cores e padronagens.
 

Ao cortar, use pesos para prender os moldes, pois os alfinetes marcarão o couro. As agulhas de ponta cuneiforme ou agulhas especiais são adequadas para o couro e a camurça, ja? uma agulha normal costuma rasgar a pele, pois ela perfura a superfície rígida. Os furos de agulha não podem ser removidos, portanto, seja cuidadoso ao fazer as costuras, especialmente pespontos. Talvez seja necessário colocar uma base de couro ou pé? de Teflon na máquina para que o couro deslize melhor durante a costura.

Imagem: Divulgação

 

Ao costurar couro, pressione as costuras pelo avesso e, se, elas não estiverem niveladas, cole a margem de segurança da costura e martele ligeiramente pela parte de trás, tendo cuidado para não marcar o lado direito do couro.

Uma costura sobreposta e? mais adequada para couros muito grossos. Remova a margem de segurança de um dos lados da costura, sobreponha o outro e pesponte. Talvez você? precise fixar as superfícies primeiro, para que elas não deslizem. Se o couro for grosso, corte e cole pences, pesponte ou sobreponha para criar um acabamento plano. O couro estica, mas não volta a forma original, portanto, talvez você? precise forrar as costuras que tendem a se desgastar pelo uso.

 

Saiba mais:

É tempo de colete

Stars wars vira tema de coleção de moda

Cores, formas e texturas na moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *