!DOCTYPE html> insert_pixel_code_here

Desenho técnico de moda com utilização de manequim

A indústria da moda se utiliza de diferentes tipos de desenho de acordo com a fase do desenvolvimento do produto. O estilista costuma criar esboços e croquis, que costumam ser mais artísticos e não necessariamente representam as proporções reais do corpo humano. Depois de criadas as imagens, o estilista ou o assistente gera a ficha técnica da peça, na qual está o desenho técnico de moda, que representa o item de vestuárioa ser confeccionado.

ficha técnica passa então para as mãos do modelista que interpreta o desenho e desenvolve a modelagem. Para que a ilustração técnica seja interpretada fielmente pelo modelista, ela deve representar a peça de vestuário com as proporções reais, ou seja, nas proporções reais do vestuário em relação ao corpo.

Para que o desenho técnico de moda mantenha a simetria do corpo humano, é indicado que seja traçado sobre uma base. Esta base pode ser mais técnica, construída a partir das medidas do corpo humano se assemelhando a uma base de modelagem; ou pode ser um manequim, também construído a partir das proporções do corpo humano. A vantagem de se desenhar sobre o manequim é que a visualização do efeito da peça sobre o corpo é facilitada.

O Novo Audaces Idea traz manequins prontos para a elaboração do desenho técnico em diferentes segmentos da moda: feminino, masculino, infantil e bebê. As peças de vestuário costumam ser simétricas, seguindo o padrão de harmonia entre o lado direito e esquerdo do corpo humano. Para tanto, o software possibilita o desenho simultâneo e simétrico a partir de um eixo central com o uso da ferramenta “Formas Espelhadas”. Para facilitar o trabalho sobre o manequim se indica que sejam usadas Linhas Guias indicando o eixo central do manequim.
 


Fonte: Novo Audaces Idea

Depois de inseridas as linhas guias é preciso bloqueá-las para não saírem do lugar ao longo do desenho.


Fonte: Novo Audaces Idea

Outra dica importante é trabalhar com as camadas, deixar o manequim na “Camada 1” bloqueado e utilizar a “Camada 2” para desenhar. Dessa forma a imagem tem maior precisão e evita-se que o manequim e as linhas guias se desalinhem.

É importante lembrar que o desenho técnico de moda é uma representação plana bidimensional, ou seja, representa a peça de vestuário como se estivesse esticada sobre uma superfície plana. Logo, mesmo fazendo o traçado sobre um manequim, é preciso visualizar a peça pronta e também a sua modelagem, evitando seguir fielmente os contornos do manequim.

Pela rapidez e facilidade de leitura, a indústria da moda tem adotado cada vez mais o desenho técnico como única imagem das peças desenvolvidas, pulando a etapa de esboço e croqui. O Audaces Idea possibilita outros detalhamentos próprios do vestuário, como a inserção de costuras e acabamentos, a indicação de cotas e descrições das peças, assuntos para um outro post.

Por Ananda Sophie
Mestranda em Design Estratégico e Professora na Universidade Feevale

Leia mais:
Modelo de ficha técnica: descrevendo a peça para a confecção
Ficha técnica completa de vestuário
Desenho técnico: função e principais características

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *