De que forma a gestão influencia no sucesso de um produto de Moda

A mudança no estilo de compra do consumidor não é algo novo. Ela já vem acontecendo, gradativamente, nos últimos 10 anos, e tem se intensificado recentemente com o uso frequente da internet. Assim, se o consumidor pede por mudança, as empresas precisam responder a esse chamado planejando um novo caminho.

Foi sobre isso que falamos no nosso webinar “A nova maneira de planejar o produto de Moda”, que aconteceu no dia 12 de dezembro, ministrado pela Designer de Moda e especialista em Marketing e Vendas, Jamilly Machado.

Nunca o consumo do produto de Moda foi tão alto – mas ele mudou

Jamilly começou o webinar deixando um fato bastante claro: nós consumimos muita roupa. Às vezes, nem precisamos, ou nem temos espaço para novas peças, mas consumimos mesmo assim. Entretanto, com o avanço da informação, o consumidor tem repensado essa compra desenfreada e, com isso, surge um questionamento: será o fim da indústria da Moda? A especialista afirma que não.

Na verdade, conforme Jamilly ressaltou, nunca se consumiu tanto. Ela explica, no webinar, que o consumismo não vai acabar, apenas será transformada a maneira como se consome o produto de moda. Antes da década de 1990 e da globalização, a demanda era muito maior do que a oferta, pois havia poucas empresas estabelecidas no mercado; sendo assim, o consumidor não tinha tantas ofertas de produtos. Hoje, a concorrência está por todos os lados.

A Moda sempre foi a busca pelo novo, pela distinção. Em teoria, o consumo só deveria acontecer quando aquilo que você já tem está desgastado – mas sabemos que não é o que acontece, porque a Moda também representa novidade e o consumidor está a cada dia mais propenso a consumir inovação, seja no produto de moda ou na forma de comprar.

Atualmente, o consumidor, além de mais exigente, tornou-se infiel. Por que infiel? Porque ele não precisa comprar sempre na sua marca se ele tem à sua disposição tantas outras opções para consumir com a melhor experiência, o modelo com melhor caimento e o melhor preço. Esta última exigência, inclusive, tem ganhado muita força e tem sido um dos principais requisitos do novo consumidor.

A experiência que o consumidor busca é algo intangível, por isso é complicado encontrá-la e colocá-la em prática – e é por isso também que a gestão de produto de Moda mudou.

Uma dica valiosa: dê atenção às “pílulas de novidades”

Somado a tudo isso, a instantaneidade da comunicação ganhou uma proporção ainda maior do que antes. Se uma digital influencer diz que uma peça X é tendência, ou apenas aparece usando aquela peça, no dia seguinte você precisa estar com essa peça na sua loja – isto é, se a sua marca buscar por esse tipo de público, que é o consumidor ferrenho das últimas tendências, das “modinhas”. Por isso, é importante entregar “pílulas de novidades”, para que sua marca esteja sempre em dia com o que está acontecendo no mundo.

Atualmente, tendo fácil acesso ao que ocorre na Moda do mundo inteiro, o consumidor não precisa mais esperar pela sua coleção de Inverno ou de Primavera. Ele pode comprar online de qualquer lugar do mundo. E o que você faz com as suas coleções que, antes, eram por estação? Você muda, lançando coleções de produtos mensais, quinzenais – as “pílulas de novidades” que acabamos de citar.

Planeje a entrega de novidades o tempo inteiro!

Para entender melhor como o novo consumidor realiza todo o seu processo de compra e facilitar o planejamento da sua coleção, é importante que você conheça o funil de compra. Ele é composto por: conhecimento, interesse, experimentação, repetição, preferência, lealdade e embaixador – e quem vai explicar isso tudo para você, em detalhes, é a Jamilly. Para saber mais sobre esse assunto, acesse agora mesmo o nosso webinar!

Acesse o nosso webinar gratuito, tire todas as suas dúvidas e renove a maneira de pensar suas coleções e o produto de Moda!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *