Confira como a multissolução Audaces 360 pode facilitar o desenvolvimento de Moda Praia

Produzir Moda Praia traz muitos desafios para a indústria de confecção. Podemos destacar alguns dos mais comuns, como criar peças atrativas e inovadoras, desenvolver uma modelagem que se adeque e se ajuste perfeitamente ao corpo do consumidor e regular os maquinários no momento da produção – isso tudo de forma sustentável e rentável.

A Moda Praia brasileira é referência no mercado interno e externo por seu histórico de produtos de qualidade, com grande diferencial nas modelagens e estampas e ampla variedade de tipos de modelos. “Um dos desafios está em manter esse patamar, apostar em tecnologia, em design, na busca constante de um diferencial que atenda ao perfil do público-alvo atual e conquiste outros mercados”, afirma Luciane Ropelatto, modelista e professora do curso de Design de Moda da Univali de Balneário Camboriú (SC).

Existem algumas ferramentas disponíveis e bastante acessíveis no mercado brasileiro e que, inclusive, são exportadas para diversos países, podendo ser utilizadas por confecções de todos os tamanhos e tipos. A multissolução Audaces 360, por exemplo, auxilia os profissionais que fabricam Moda Praia desde a criação, passando pelo desenvolvimento, até a produção final, com estimativa de custos da peça final desde a etapa criativa, maximizando a economia de matéria-prima. Mas como isso é possível?

O que muda na etapa de criação com a plataforma Audaces 360

O desafio dos designers de moda vai além de criar peças bonitas; elas precisam ser lindas e também viáveis de serem produzidas. Na produção manual, os profissionais faziam o desenho e as especificações e enviavam para a etapa de modelagem. Nessa fase, muitas vezes, vinha o susto: o modelo era inviável.

Ao contar com uma solução que ajude a prever e corrigir possíveis inviabilidades já na etapa da criação é possível desenvolver peças com modelagem otimizada, poupar tempo e recursos. Com o Audaces Idea 4D, sistema que integra a multissolução Audaces 360, o estilista cria e já testa o caimento das roupas de moda praia em um manequim 4D.

Isso só é possível porque o sistema conta com a tecnologia 4Dalize, onde o quarto D representa a dimensão do design. Além disso, o estilista cria a ficha técnica com estimativa mais precisa do custo dos modelos.

Com o uso da tecnologia é possível produzir mais e ser mais assertivo nos modelos. Outra vantagem de usar a multissolução Audaces 360 é que ela torna a comunicação entre estilista e modelista mais fácil, rápida e sem ruídos. O sistema também se destaca por integrar todas as etapas da produção de Moda Praia, reduzindo significativamente o tempo de produção e os erros que podem acontecer no processo.

Etapa de desenvolvimento com Audaces 360

Sabe aquela rotina de faz modelagem, testa, refaz, faz mais um teste, e assim por diante? Esse processo, que é manual, leva tempo. Com a multissolução Audaces 360, o modelista ajusta o molde com poucos cliques e cria a gradação completa facilmente.

Os sistemas CAD facilitaram a vida dos modelistas e confeccionistas, principalmente em relação ao tempo de graduação dos moldes, na precisão de medidas, na adaptação de diversos tamanhos, na cópia da graduação, no armazenamento e na facilidade para a conferência”, conta Ropelatto.

É claro que o tempo necessário para graduar um conjunto de moldes varia de acordo com a complexidade de cada modelo e da quantidade de cortes de uma peça, mas, se comparar esse processo feito de forma manual com a forma digital – realizado no CAD –, o tempo ganho é significativo. Por exemplo: se para graduar um biquíni leva-se em torno de 20 minutos no CAD, no sistema manual esse tempo pode chegar a até três horas!

Etapa de produção com o Audaces 360

A etapa de encaixe é uma das mais importantes e que pode representar uma economia mais significativa no bolso do confeccionista. Com o encaixe automático, além de ganhar tempo e precisão, evita-se de forma significativa a perda de matéria-prima.

“A utilização do encaixe automático do sistema Audaces pode ser aplicada com tipos diferentes de encaixe em relação ao tipo de tecido (tecido com pé, tecido sem sentido, tecido com sentido), e permite que possamos fazer uma parte manual do encaixe e o restante das peças serem encaixadas automaticamente”, explica Ropelatto.

Para as confecções de moda praia, que lidam diariamente com peças minúsculas, o sistema permite inserir uma margem de segurança ao redor dos moldes durante o encaixe automático, evitando, assim, que o corte seja feito de forma imprópria e que haja desperdício de material.

Garantia de qualidade final superior do produto

A tecnologia, sem sombra de dúvida, traz ganhos à qualidade das peças. Isso porque, ao automatizar o processo, muitas etapas que têm o ser humano envolvido passam a ganhar o apoio da tecnologia, evitando erros comuns. Essa qualidade é percebida facilmente. “Com certeza o consumidor percebe, primeiro, pelo estilo da roupa. Depois, pela modelagem (vestir adequadamente ao corpo), seguida do acabamento da peça”, relata Ropelatto.

Além disso, o produto de qualidade e com preço acessível (a redução de custos e de tempo no desenvolvimento de cada modelo permite à confecção ter preços mais competitivos) deixa o consumidor final satisfeito e o mantém fiel à marca.

Skills importantes dos profissionais de Moda Praia

A tecnologia, como comentamos antes, é um grande diferencial na nova forma de desenvolver e de produzir moda praia. Mas, antes de adotar soluções como a multissolução Audaces 360, as empresas precisam contar com profissionais competentes para operar esses sistemas e extrair os melhores resultados.

Confira alguns skills recomendados para os diferentes perfis profissionais envolvidos nesse processo produtivo:

  • Estilista: precisa ser criativo, estar atento às tendências nacionais e mundiais, ter conhecimento de modelagem, desenho e história da moda.
  • Modelista: precisa ser paciente e buscar a perfeição. Deve ser comunicativo, ter boa capacidade de interpretação, saber lidar com geometria e ser um profundo conhecedor de tecidos e de caimentos. Deve ter também criatividade para solucionar e ajustar ideias ainda pouco aplicáveis do estilista.
  • Profissional de Encaixe e Corte: precisa ter uma visão global das peças e saber operar os equipamentos de corte com facilidade, além de conhecer tanto o processo manual quanto o digital, tecidos e cortes em tecidos de diferentes tipos. Possuir bom senso de organização, ter agilidade, buscar a qualidade e ser preciso são outros pontos essenciais.

Claro que esses são alguns dos muitos desafios que as empresas de Moda Praia enfrentam no dia a dia. Ao contar com a tecnologia, certamente essas empresas podem vencer muitos desses desafios e poupar recursos.

Em um mercado tão acelerado e competitivo como o que vivemos, é fundamental que as confecções de moda praia tenham foco, dedicação, criatividade e contem com ferramentas que podem fazer a diferença, como é o caso da multissolução Audaces 360.

Estar atento às tecnologias disponíveis no mercado e investir na sua empresa é o caminho para que a sua empresa garanta um crescimento sustentável e agregue um diferencial significativo. Com a redução de custos, de tempo na produção e com o aumento na qualidade das peças finais, a sua empresa vai atingir um novo patamar de competitividade no mercado. Saia do passado! Modernize-se e torne-se ainda mais competitivo com a multissolução Audaces 360.

.

.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *