Audaces - Improve your design

Design de moda com foco em resultados para seu negócio

Ícone de Pesquisa

11/11/2013

Configuração da câmera digital para o Audaces Digiflash

No mercado de moldes inseridos no computador por fotografia, a empresa Audaces trouxe nessa linha de produtos três softwares – Audaces DigiflashAudaces Digiflash Plus, e o Audaces Digiflash XT.

Como discutido no post “Digitalização de Moldes”, a inserção dos moldes por quadros digitalizadores trouxeram aos setores de desenvolvimento em modelagem maior praticidade, precisão, produtividade. Porém, para que essas definições sejam notadas é necessário fazer a configuração da câmera digital para o Audaces Digiflash de acordo com os requisitos do produto adquirido.

Câmeras digitais influenciam no bom funcionamento do produto Audaces Digiflash afim de obter coerência com os moldes fotografados. Um fator importante e auxiliador na captura da imagem de moldes é que o quadro digitalizador seja fixado em local de boa iluminação tornando a visualização mais nítida possível. Sombras podem atrapalhar a detecção dos contornos dos moldes quanto a precisão milimétrica, mas isso não é uma regra.

De acordo com recomendações sobre a configuração da câmera digital para o Audaces Digiflash o mínimo de resolução para o quadro Digiflash é de cinco megapixels e para o Digiflash Plus é de sete megapixels, caso as câmeras utilizadas possuam maior número de megapixels, a coerência com a realidade física será de melhor precisão.

As câmeras digitais atuais são de ótima qualidade e possuem um modo automático de ajuste, porém, dependendo do local em que o quadro digitalizador foi fixado, deve-se buscar um ajuste personalizado do equipamento fotográfico. Para tanto, as câmeras devem possuir ajustes manuais de recursos como o flash, sensibilidade ISO, compensação de exposição (EV), função macro, entre outros requisitos mostrados a seguir:

A correta configuração da câmera digital para o Audaces Digiflash garante a qualidade na digitalização dos moldes

– O flash deverá sempre ser acionado, não importa a iluminação do ambiente;

– A função macro (possui um ícone em forma de florzinha) sempre ficará desabilitada, essa função também é chamada de grande plano;

– A sensibilidade ISO adéqua a imagem de acordo com a luz, ou objetos em movimento, nesse caso o equipamento fotográfico fará um ajuste automático de sensibilidade ISO para valores como 200, 300 ou mais. Caso isso aconteça deve-se ajustar manualmente a sensibilidade para o valor 100, é o ideal;

– Controle de compensação de exposição (EV) servem para regular a luminosidade do ambiente com a fotografia, o valor adequado para essa função é de + 1.0 EV;

– Zoom óptico e digital não devem ser utilizados.

Existem outros ajustes na câmera para o uso com o Digiflash, porém, é indicado que o usuário tenha domínio de técnicas fotográficas avançadas. Contudo, as aplicações e os requisitos básicos mencionadas acima são suficientes para uma boa imagem e detecção dos contornos dos moldes no quadro.

Caso o usuário encontre dúvidas ou incertezas sobre a fotografia, os softwares Digiflash possuem no interface a ferramenta “propriedades da fotografia” na qual existem campos que aparecerão tarjados nas cores verde, amarelo ou vermelho:

– Verde: ajuste adequado;
– Amarelo: ajuste em estado de alerta, deve ser melhorado;
– Vermelho: ajuste incompatível, possivelmente a leitura da fotografia terá complicações quando inserida no software Audaces Digiflash.

Por Roberto Rubbo
Professor do SENAC Lapa Faustolo

 

2 respostas para “Configuração da câmera digital para o Audaces Digiflash”

  1. Janderson erbert disse:

    Qual configuração mínima pra rodar o programa?

    • Audaces disse:

      Olá, Janderson.
      As configurações recomendadas para o program rodar são:
      Windows 10 Pro;
      Processador Intel Core i7 terceira geração (Ivy Bridge);
      1 GB de espaço em disco rígido;
      8 GB de memória RAM;
      Placa de vídeo NVIDIA GTX 750;
      Monitor 19’’;
      Teclado e mouse com scroll.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você também pode gostar de ler:

21/06/2019

Como usar a Base de Conhecimento Audaces

Escrito por Audaces

14/06/2019

Qual a importância de um PCP na confecção de Moda?

Escrito por Audaces

03/06/2019

Audaces participa da maior feira mundial em maquinário têxtil, a ITMA

Escrito por Audaces