Como utilizar a ferramenta Variantes no sistema Audaces Moldes

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

Como utilizar a ferramenta Variantes no sistema Audaces Moldes

Quando estudamos modelagem aprendemos que todo modelo de peça parte de uma modelagem base que sofreu alterações para se transformar no produto final desejado. Essas mudanças permitem que se obtenha diversos modelos a partir do mesmo molde. Pensando nessas possíveis alterações dentro da indústria, o Audaces Moldes versão 13 incluiu a ferramenta Variantes para auxiliar o profissional a concentrar os moldes que pertencem a mesma base em um único arquivo. No post de hoje, veja como utilizar a ferramenta variantes no sistema Audaces Moldes.

Botão de acesso para a ferramenta Variantes

Para entender melhor vamos imaginar um molde de uma Regata Masculina. Essa regata pode ter uma cava tradicional ou nadador, um decote U ou V ou, até mesmo, algum recorte. Observe que em todos os casos, foram pequenos detalhes que mudaram na peça: o tipo de cava, o formato do decote ou foi inserido um recorte. Mas todos partiram do mesmo molde e são classificados como regata masculina.


Descrição: Moldes da Regata Masculina no Audaces Moldes, este exemplo contém 1 Frente decote U, 1 Costas Tradicional, 1Costas Nadador e 1 Costas Tradicional com Recorte.

                A ferramenta Variantes permite criar um cadastro dos modelos elaborados no mesmo arquivo. Eles podem ter partes de moldes em comum e outras exclusivas. Isso significa que, ao cadastrar o modelo na tela Gerenciar Variantes, o sistema permite ao usuário selecionar os moldes presentes no arquivo pertencente ao modelo. Em seguida, eles são agrupados de forma que, ao selecionar a variante no Audaces Encaixe, o usuário terá apenas as partes selecionadas para trabalhar.


Descrição: Exemplo de cadastro dos modelos da Regata Masculina, observe que cada aba representa uma variante e dentro de cada variante temos cadastrados os moldes que a pertencem.

                Desta forma, a ferramenta descarta a necessidade de criar diversos arquivos para um mesmo estilo de peça. No caso da Regata Masculina, em que desenvolvemos três modelos de costas – nadador, tradicional e com recorte. Depois de cadastrá-las, podemos ainda, selecionar o molde da frente, o comum para todos os modelos e as costas do modelo cadastrado. Desta forma, ao abrir o Audaces Moldes possuiremos três costas, uma frente e três variantes. Além disso, ao utilizar o Audaces Encaixe temos a opção de escolher qual das três variantes desejamos trabalhar.

E você, entendeu como utilizar a ferramenta variantes no sistema Audaces Moldes? Qualquer dúvida, basta escrever um comentário. Até a próxima!

 

Saiba mais:

Conheça 4 ferramentas do Audaces Vestuário Moldes Avançados

Habilitar o compor contorno da ferramenta extrair molde

Como fazer calça boca de sino no Audaces

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *