Como tornar seus designers de moda mais produtivos

Se você é proprietário de uma confecção de roupas ou está à frente do setor de criação de uma empresa do ramo, deve saber o quão importante é tornar os designers de moda mais produtivos. Isso porque a etapa de criação é o “pontapé” inicial propriamente dito do ciclo de desenvolvimento da peça de vestuário. Caso haja atrasos ou imperfeições durante esse processo, podem ocorrer gargalos nas etapas seguintes da produção.

E como tornar designers de moda mais produtivos? Antes, vale lembrar que, devido à necessidade de as empresas apresentarem cada vez mais coleções por ano, a criação se torna praticamente contínua. Se considerarmos que algumas grifes chegam a ter 200 ou mais modelos por coleção, as empresas precisam ter uma equipe de criação que tenha criatividade e, ao mesmo tempo, capacidade produtiva para atender à demanda.

O desenho no papel, embora tenha expressividade como representação gráfica no mercado de moda, não assegura a velocidade requisitada pelas confecções e pelo mercado. Hoje em dia, para suprir o ritmo de entrega de novos modelos a serem lançados em cada coleção, designers de moda mais produtivos lançam mão das facilidades da tecnologia para tornar o trabalho de criação mais rápido.

O Audaces Idea, por exemplo, sistema específico para o design de moda, agiliza o processo de criação e aumenta a produtividade dos designers de moda ou estilistas. Com as ferramentas desse software, os profissionais conseguem entregar mais modelos, elaborados com mais qualidade e em menos tempo. Isso só é possível porque o Audaces Idea é um sistema de desenho assistido por computador (CAD) desenvolvido para atender às necessidades próprias do profissional de criação de moda.

Entre as funcionalidades do sistema que tornam os designers de moda mais produtivos estão as ferramentas de formas e objetos espelhados. Com elas, o profissional pode criar um lado da peça, enquanto o sistema desenha automaticamente o outro lado, de forma simétrica. Esse recurso, sem dúvida, torna a etapa de criação muito mais fácil e ágil, ainda mais quando há a necessidade de se elaborar vários modelos diferentes por coleção.

O sistema ainda possui várias outras funcionalidades, como a possibilidade de inserção de estampas, efeito degradê, costura, pesponto, aviamentos, entre outras ferramentas de desenho técnico. O Audaces Idea também permite a criação de um banco de referências de diferentes materiais, como tecidos, com o qual o designer ou estilista não precisa cadastrar o item cada vez que for inseri-lo no modelo que será criado. Esse recurso facilita na hora de se encontrar o pré-custo da peça de roupa.

Desenho de moda criado no Audaces Idea

Veja, a seguir, um vídeo que demonstra facilmente como utilizar a ferramenta de formas e objetos espelhados no Audaces Idea

Como você pôde perceber no vídeo, a utilização de um sistema de desenho por computador não tem por objetivo somente tornar o trabalho de criação mais ágil em si, mas aliar rapidez, produtividade e qualidade. Isso se traduz, por exemplo, em um desenho técnico de moda eficaz e uma ficha técnica de produto completa, que facilitarão a comunicação entre a etapa de criação e as demais etapas do ciclo produtivo. Dessa forma, a otimização de processos, por meio do uso da tecnologia, tornará não só os designers de moda mais produtivos como também os outros profissionais envolvidos na produção da peça de roupa.

Leia mais:
Como aplicar temas e tendências na criação de uma coleção
Diferenciar produtos e repor de forma rápida no mercado de moda
Processo criativo e sistema de difusão de moda

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *