!DOCTYPE html> insert_pixel_code_here

Como medir fios de tecido: entenda o método de titulação

Por Aldine Leonhardt

Instrutora de Malharia e Consultora de Moda e Imagem

 

É impossível medirmos a espessura de um fio têxtil da mesma forma que faríamos, por exemplo, com um fio de cobre, em função das irregularidades que existem em sua extensão. Mas, então, como medir fios de tecido? A resposta é: através a titulação dos fios, um método utilizado para medir diâmetro ou espessura dos fios, independente das irregulares.

 

O título do fio nada mais é que a relação entre sua massa e seu comprimento, ou, então, a relação inversa, variando de acordo com o sistema aplicado.

O peso do fio. Fonte: Purple Laines

 

Para entender como medir fios de tecido, veja como funciona a titulação. Existem dois sistemas que dividem a titulação, o sistema direto e o sistema indireto, e seus respectivos subsistemas.

 

O sistema direto apresenta a relação de massa (em gramas) por comprimento (em metro) de fio, sendo diretamente proporcional à espessura, ou seja, quanto maior é a massa por comprimento de fio, mais espesso ele é. Dentro deste sistema, os mais encontrados são:

 

  • TEX: corresponde ao peso em gramas para formar mil metros de fio. Quanto maior o número Tex, mais espesso será o fio e quanto menor o número Tex, mais fino ele será.

 

  • Dn: sigla de Denier, corresponde ao peso em gramas para formar 9 mil metros de fio. Quanto maior o número Dn, mais espesso será o fio e quanto menor o Dn, mais fino será o fio.

Exemplos de titulações TEX e Dn. Fonte: Acervo pessoal.

 

Já o sistema indireto possui como base fixa a massa e tem o comprimento variável, neste caso a massa não se faz proporcional à espessura. Este sistema ainda apresenta o número de cabos (fios singelos que compõem um fio) e pode ser encontrado em Título Inglês, abreviado por Ne (number english) e em Título Métrico, abreviado por Nm.

 

  • Ne: estabelece a quantidade de meadas de 840 jardas (1 jarda corresponde a 768,1 metros) necessárias para obter 1 libra (1 libra corresponde a 453,6 gramas) de fio.

 

  • Nm: estabelece a quantidade de metros de fio necessária para obter 1 grama.

 Exemplos de titulações Ne e Nm. Fonte: Acervo pessoal.

 

A respeito das últimas titulações, é importante observar que no Título Inglês – Ne, o número de cabos fica após a barra, enquanto no Título Métrico – Nm, o número de cabos antecede a barra.

 

Também, erros de digitação da titulação dos fios são frequentemente encontrados nas etiquetas, contudo, este conhecimento básico a respeito dos títulos permite uma fácil interpretação, tornando mais simples entender como medir fios de tecido.

 

Leia também:

Classificação de fios de malharia

Como escolher o tecido certo para cada modalidade esportiva

Conheça os tipos de torção das linhas de costura

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *